Mais Lidas

'Fazendo Arte' para ajudar o Turano

Nascido em Minas Gerais, Evandro Machado é ator, ativista social e cria da comunidade

Evandro Machado, ator e ativista social morador do Turano, é o colunista convidado do Alô, Comunidade!
Evandro Machado, ator e ativista social morador do Turano, é o colunista convidado do Alô, Comunidade! -

Sou Evandro Machado, ator, ativista social e morador do Turano. Fiz parte do TUERJ, estudei cinema e audiovisual e sou coordenador do Espaço Cultural Fazendo Arte, ONG da qual sou um dos fundadores.

Vim para o Rio sonhando ser ator. Nunca imaginei o quanto poderia ser difícil, senão impossível para um jovem pobre, preto, filho de mãe solteira e morador de favela. Mas sou mineiro, né? E como diz o ditado, o apressado come cru. Esperei o tempo certo e corri atrás dos meus sonhos. Lembro que, com uns 8 anos, fazia um curso em Ipanema e chegava em casa supertarde. Minha mãe, Maria Filinha, que trabalhava o dia inteiro, estava me esperando na esquina da Rua do Bispo. Houve períodos que tinha que pedir para pular a roleta, pois não tinha nem o dinheiro da passagem.

Apesar de ser um mercado difícil, essa história não conta só tristeza, mas superação. E consegui: atuei em peças de teatro, novelas na Globo e Record, fiz os filmes Bendito o Fruto e Line Walker e, recentemente, participei do clipe Amigo Falso, do Menor do Chapa e Nego do Borel.

Quando cheguei no Rio, participava do Clube Recreativo União e Lazer, coordenado pela minha mãe de coração, Laura Maria. Pensei que tudo o que passei foi muito difícil e na comunidade não havia oportunidade de aprender a arte do teatro. Então, decidi que eu iria fazer a diferença, iria ensinar os jovens da minha comunidade tudo o que aprendi. Foi aí que passei a dar aulas neste projeto. Depois, fundei o Fazendo Arte. Tivemos alunos em trabalhos, como Totalmente Inocentes, Cidade de Deus, Tropa de Elite, Saramandaia e um comercial com Neymar Jr. Imagina um garoto de 6 anos, fã de futebol, subindo o morro emocionado porque o Neymar gravou um vídeo para ele?

Me sinto completamente feliz em lembrar que fiz parte disso, jovens moradores da minha comunidade puderam viver um sonho que começou em um garoto de 6 anos lá em Viçosa (MG). A ONG Fazendo Arte atua com capoeira, inglês, fotografia, pré-vestibular, hip-hop, zumba, tranças, amigurumi, etc. Sempre com a ajuda de parceiros, inclusive minha esposa, Vanessa Machado. No início da quarentena, somamos forças na campanha Turano contra o Coronavírus, a convite de Gilson Rodrigues (presidente da associação de moradores), onde ajudamos muitas famílias com doação de alimentos.

Evandro Machado, ator e ativista social morador do Turano, é o colunista convidado do Alô, Comunidade! Vanessa Machado / Divulgação
Evandro Machado, ator e ativista social morador do Turano, é o colunista convidado do Alô, Comunidade! Vanessa Machado / Divulgação

Comentários