Mais Lidas

Jovens de favelas se juntam para combater os impactos da covid-19

Ações de ativistas vão ocupar o Alemão, Prazeres, Mangueira, Borel, Providência, Pavuna, Maré, Del Castilho, Cidade de Deus e 29 de Março

Jovens que já participaram do projeto na comunidade 29 de Março
Jovens que já participaram do projeto na comunidade 29 de Março -
Ao longo do mês de dezembro, o Programa Jovens Construtores vai financiar e implementar 52 propostas de jovens moradores em 10 favelas cariocas para o combate, prevenção e efeitos da covid-19 em suas comunidades. As ações vão ocupar o Complexo do Alemão, Morro dos Prazeres, Mangueira, Borel, Providência, Pavuna, Maré, Del Castilho, Cidade de Deus e 29 de Março.
A ideia é que esses jovens atuem como lideranças em suas regiões, reduzindo os impactos da doença a partir de projetos idealizados por eles. A estimativa é de que pelo menos 4 mil pessoas sejam alcançadas por essas iniciativas.
"É importante manter ativa a rede Jovens Construtores, composta por mais de 450 jovens no Rio de Janeiro, e demonstrar a importância e potência do protagonismo juvenil para a resolução de problemas complexos vividos nas comunidades cariocas", afirma Melissa Abla, coordenadora do programa.
Ação no Borel - Cedaps / Divulgação
BOREL
Dentre os projetos que serão implementados está o de Vivian Kristinny, de 25 anos, cria do Morro do Borel, na Tijuca, Zona Norte. A produtora cultural pretende reunir esforços para que a cultura permaneça viva na favela em tempos de pandemia.
"Sem poder fazer shows, realizar slams e saraus, muitos artistas perderam o lugar de se apresentar, divulgar e trabalhar", conta.
Para isso, seu projeto focará na transmissão de lives de artistas locais, sorteios e parcerias com empreendedores e empreendedoras da região.
"Minha ação é só a pontinha do iceberg em tornar o Borel um espaço ainda maior de cultura. Tem muita potência aqui dentro, mas quero tornar isso mais visível para fora. Precisamos levar a conscientização de que ainda estamos vivenciando uma pandemia, mas do jeito que a gente faz: com barulho e arte", diz.
Ação no Alemão - Cedaps / Divulgação
ALEMÃO
Outro ponto que agrava a situação da covid-19 nas periferias é a circulação de notícias falsas, como aponta o motorista Rodrigo Henrique, 26, jovem construtor graduado em 2012 e morador do Complexo do Alemão, também na Zona Norte.
"As fake news matam. A desinformação ou a informação distorcida prejudica ainda mais a comunidade em meio à pandemia. Por isso, quero fazer um debate junto aos jovens e lideranças comunitárias, com intuito de esclarecer essas notícias em relação à covid-19, além de abordar o tema político-racial, a fim de resgatar nossa identidade nas favelas e mostrar a importância de cuidarmos das nossas comunidades", afirma.
Ação nos Prazeres - Cedaps / Divulgação
PROVIDÊNCIA
Aliada às medidas de prevenção da doença, também há preocupação com os estudos durante a pandemia. Com este enfoque, o projeto da estudante Maria Isabely, 18, cria do Morro da Providência, no Centro, pretende também distribuir panfletos sobre elaboração de currículos e reforço escolar.
"Estudar em casa exige força de vontade. Quando tem alguém para nos apoiar é mais estimulante. Assim como eu preciso de forças para continuar a estudar, quero que crianças e jovens também recebam esse apoio. Muitas pessoas dizem que esse ano é considerado como perdido, porém precisamos começar do zero e nunca desistir", reforça.
Ação na Cidade de Deus - Cedaps / Divulgação
CIDADE DE DEUS
Quem também vai ajudar a fortalecer essa rede de apoio é a auxiliar de creches Dayana Barbosa, 23, da Cidade de Deus, na Zona Oeste. Formada pelo programa em 2016, a jovem quer focar sua ação para o maior grupo de risco da covid-19.
"Os idosos precisam de mais atenção na pandemia. Na minha área, muitos vivem em situação precária. Pensando nisso, vou ajudar com produtos de higiene, máscaras e cesta básica. Afinal, hoje estou ajudando e, amanhã, pode ser eu quem precise de ajuda. Solidariedade gera solidariedade", destaca.
Jovens que já participaram do projeto na comunidade 29 de Março Cedaps / Divulgação
Ação nos Prazeres Cedaps / Divulgação
Ação na Cidade de Deus Cedaps / Divulgação
Ação no Borel Cedaps / Divulgação
Ação no Alemão Cedaps / Divulgação

Comentários