Mais Lidas

Dona da beleza

Cria da Maré, Lizza Alves é Princesa do Miss Plus Size

Lizza Alves
Lizza Alves -

Em meio ao caos da pandemia da Covid-19, Lizza Alves, de 32 anos, se viu desempregada e com uma imensa vontade de se reinventar. Foi, então, que surgiu o concurso Miss Plus Size Rio de Janeiro 2020 em seu caminho. Apesar de nunca ter pisado numa passarela, ela, que trabalhava como recepcionista, levou toda sua graça e beleza ao concurso, arrematando o título de Segunda Princesa. Sonho distante para a jovem, nascida e criada na Vila dos Pinheiros, no Complexo da Maré. 

"Ocupar esse espaço é de suma importância, pois, independente de onde moramos, podemos lutar pelos nossos objetivos. Quero mostrar que, com perseverança, todas somos capazes de ter nosso espaço, mesmo enfrentando as dificuldades e preconceitos de quem mora em comunidade", ressalta Lizza. 

A história de superação é inspiradora e prova que não vale a pena se abater diante das dificuldades. Afinal, Lizza só realizou o sonho de se tornar modelo devido às mudanças inesperadas da vida. "Ter ficado como Segunda Princesa foi uma honra com uma mistura de surpresa e superação, pois nunca havia desfilado. Minha colocação foi fruto de muito esforço. Assistia muitos vídeos de modelos plus experientes e ensaiava em casa", diz ela. "Me vendo desempregada, foi onde comecei a colocar para frente o meu sonho. Agora, quero me dedicar a esse mundo dando o meu melhor", avalia.

Segundo Lizza, os padrões de beleza estão longe de estarem presentes na realidade das mulheres, sejam elas do morro ou do asfalto. "A mulher plus size precisa se amar independente de padrões de beleza. Demorei muito para me aceitar. Agora que estou liberta, consigo ver em outras mulheres o que eu era e quero mostrar o que elas podem ser. Minha colocação foi minha autosuperação e aceitação", conta. "Desejo que todos acreditem e lutem pelos seus sonhos, pois, independente de onde moramos, podemos alcançá-los, só basta acreditar", destaca.

Novo normal

O concurso, neste ano, aconteceu um pouco diferente devido a pandemia, seguindo as normas de distanciamento social. Um desafio até para Lizza, que nunca havia desfilado. Apenas o marido estava lá babando por ela. "Enfrentar esse novo normal foi desafiador. Sem abraços, sem plateia. Esperava ter toda minha família ao meu lado, mas só foi meu esposo. Enfrentar esse momento de pandemia e ao mesmo tempo ter que cumprir com minhas obrigações requer mais cuidado e vigilância, não só com minha saúde mas também aos que estão ao meu redor", diz ela, esperançosa, "Sigo com meus compromissos e com fé que tudo isso vai passar e com a chegada da vacina voltaremos ao nosso normal". 

Lizza Alves Acervo Pessoal
Lizza se reinventou na pandemia Arquivo Pessoal

Comentários