Mais Lidas

'Existem talentos em todos os lugares'

O rapper Xamã lança o álbum 'Zodíaco' e reflete sobre sua batalha até alcançar o sucesso

Xamã
Xamã -

O sucesso de Xamã estava escrito nas estrelas. E a maior prova disso é que, desde os primeiros passos nas batalhas de rima, o rapper já sabia exatamente onde queria chegar. Se hoje ele soma mais de 4,6 milhões de ouvintes mensais no Spotify e 4,3 milhões de seguidores no Instagram, é fruto de muita determinação — característica marcante do signo de escorpião. As referências astrológicas não são à toa. Afinal, o artista acaba de lançar Zodíaco, seu terceiro álbum de estúdio, com parcerias pra lá de especiais.

Nascido em Sepetiba e criado em Santa Margarida, comunidade localizada em Cosmos, na Zona Oeste do Rio, Xamã já vendeu até amendoim no trem para quitar os boletos no fim do mês. "A gente era bem duro, bem quebrado, com pouquíssimas condições. Mas a melhor coisa de Santa Margarida foi viver a rua, o futebol... Foi uma adolescência com a maior galera na rua", lembra ele, que tira dessa vivência suas inspirações para a arte. "Todo mundo que anda pelo Rio não se restringe a escutar só um tipo de música. O brasileiro já nasce eclético", diz.

Antes da fama, Xamã dividia seu tempo entre a faculdade de Direito, as vendas em lojas onde trabalhou e as batalhas de rap. Dali, foi um pulo para a gravação do seu primeiro disco, Pecado Capital, e a oportunidade de se apresentar no Palco Favela, do Rock in Rio, no ano passado. "É muito bom fazer um trampo onde as pessoas do lugar de onde você veio se inspiraram. Acredito que os maiores artistas brasileiros não estão nos bairros nobres. São aqueles que estão acostumados a ser plateia. Existem talentos em todos os lugares", decreta.

Sentindo na pele as dificuldades cotidianas dos artistas oriundos das comunidades, Xamã sente falta de incentivo à cultura nessas localidades. "Faltam condições melhores de trabalho e moradia. Você só consegue criar com a barriga cheia e com as contas pagas. Não tratam os artistas no Brasil com respeito, muito menos os de comunidades. O governo não olha para isso, o Brasil é uma potência mundial de descaso."

Parcerias poderosas

Com 12 faixas, Zodíaco vem com parcerias poderosas, cada uma representando seu signo. Marília Mendonça, em Leão, Gloria Groove, em Capricórnio, Agnes Nunes, em Escorpião, e Luísa Sonza, em Câncer. "Estava tentando aprender mais sobre músicas, sobre cantar e todas elas me ajudaram. A carreira de todas é muito maior do que a minha. É difícil sair da sua zona de conforto e esse disco só é bom porque tem muito da identidade delas", diz. Apesar de não ser tão ligado em astrologia, Xamã construiu um álbum pop. "Esse processo de pandemia me fez olhar para dentro. Fiz um álbum com assunto particular, mais pessoal." O último lançamento, Leão, é motivo de orgulho. "Marília é a maior cantora do país e muito humilde. Quando você trabalha com um artista como ela, você aprende até quando ela não explica nada."

Xamã Divulgação
Xamã Lucas Nogueira / Divulgação
Xamã fotos Guilherme Oliveira Falcao

Comentários