Mais Lidas

Projeto de futebol em Queimados dá esperança a jovens da Baixada

Colunista convidado da semana, Paulo José Ferreira da Silva fala do Parque Ipanema Futebol Clube

O Parque Ipanema Futebol Clube existe há 13 anos
O Parque Ipanema Futebol Clube existe há 13 anos -
Meu nome é Paulo José Ferreira da Silva, tenho 32 anos, porém é pelo meu apelido que realmente sou conhecido, o Dedé. Sou ex-atleta de futebol e há oito anos desenvolvo um projeto voltado ao esporte no bairro Parque Ipanema, em Queimados. Pés no chão sonhando alto, esse é o lema que carrego desde que me entendo por gente.
Meu sonho é ver um atleta da nossa comunidade vestir a camisa da Seleção Brasileira, mas também ver jovens que passaram pelo projeto serem pessoas de bem, pois sabemos que o futebol é uma área muito difícil e seletiva. Acredito muito que o trabalho realizado no Parque Ipanema FC pode auxiliar o jovem a tomar decisões em sua vida pessoal que vão ajudar a mantê-lo distante dos males que assolam os adolescentes em áreas de vulnerabilidade social.

Sabemos que os maiores talentos estão nas periferias, mas sabemos também que as condições financeiras e educacionais são precárias e muitos desses talentos são perdidos para o tráfico e outras ações negativas na vida de um jovem. Costumo utilizar o slogan do Barcelona FC, "mais que um clube", pois além do futebol, o nosso trabalho atua em diversas áreas.
O Parque Ipanema Futebol Clube existe há 13 anos - Parque Ipanema FC / Divulgação
Encontrar no Brasil um moleque que joga futebol bem é a coisa mais fácil, toda esquina tem um. Porém, levar esse moleque até o nível de um atleta profissional é uma das tarefas mais difíceis do mundo. A maior dificuldade é fora do campo, pois a maioria vem de família humilde, com dificuldades financeiras e violências domesticas. Esses são só alguns dos fatores que contribuem para o insucesso de muitos deles.

Fundado em 7 de julho de 1997, o Parque Ipanema Futebol Clube é um projeto de clube amador que em como atual presidente Manoel Luiz da Silva, o Brazão. O clube inicialmente era composto por equipes adultas que disputavam apenas as competições municipais.
Em 2012, deu-se início às categorias de base através do treinador Juan Pereira, um amigo meu de infância que até hoje milita comigo no sonho de tornamos esse pequeno projeto em uma grande oportunidade para os jovens da nossa cidade.
Paulo Silva tem 32 anos e é idealizador do projeto - Parque Ipanema FC / Divulgação


Nossa missão é preparar os jovens para o grande sonho de ser um profissional de futebol, ao mesmo tempo, proporcionando qualidade de vida com as atividades físicas e formando cidadãos através do seu papel social.
Apesar de o mundo ter parado este ano devido à pandemia, o nosso projeto seguiu e mesmo com dificuldades avançamos como nunca. Conseguimos adentrar com atletas em clubes profissionais, iniciamos um projeto educacional em parceria com Viva Rio, Alicerce e Junior Achievement.
Após uma vaquinha online, idealizada por mim, conseguimos chegar a tão sonhada organização da documentação do projeto (CNPJ, ATA, estatuto). Conseguimos também ajudar a comunidade local com geração de emprego para o pessoal vizinho ao projeto. Ainda demos auxílio social para mais de 300 famílias, com cestas básicas, cartão alimentação, produtos de higiene, álcool gel, dentre outros, em parceria com a Cufa, Ação da cidadania, Viva Rio e o Flamengo.
O Parque Ipanema Futebol Clube existe há 13 anos - Parque Ipanema FC / Divulgação
Além do futebol, também damos direcionamento dos jovens para outras profissões com parcerias pontuais, descontos no comércio local da cidade para atletas e seus familiares e muitos mais.

Hoje, me vejo como parte da família de vários desses jovens que aqui estão. Além de sonharmos juntos os sonhos deles, nossa visão empreendedora ainda nos possibilita, assim que o atleta chega ao profissional, ter a chance de gerenciar sua carreira e dar o suporte pessoal necessário, pois fizemos parte do processo com certeza vamos saber valorizar ainda mais seus resultados.
* O texto é de responsabilidade do autor.
O Parque Ipanema Futebol Clube existe há 13 anos Parque Ipanema FC / Divulgação
Paulo Silva tem 32 anos e é idealizador do projeto Parque Ipanema FC / Divulgação
Paulo Silva é do Parque Ipanema Parque Ipanema FC / Divulgação
Paulo Silva tem 32 anos e é do Parque Ipanema Parque Ipanema FC / Divulgação
Equipe de eSports do Parque Ipanema FC na seletiva estadual da Taça das Favelas Free Fire Parque Ipanema FC / Divlgação
Equipe de eSports do Parque Ipanema FC na seletiva estadual da Taça das Favelas Free Fire Parque Ipanema FC / Divulgação
O Parque Ipanema tem times de futebol em todas as categorias do esporte Parque Ipanema FC / Divulgçaão
O Parque Ipanema Futebol Clube existe há 13 anos Parque Ipanema FC / Divulgação
O Parque Ipanema Futebol Clube existe há 13 anos Parque Ipanema FC / Divulgação
O Parque Ipanema Futebol Clube existe há 13 anos Parque Ipanema FC / Divulgação
O Parque Ipanema Futebol Clube existe há 13 anos Parque Ipanema FC / Divulgação
O Parque Ipanema Futebol Clube existe há 13 anos Parque Ipanema FC / Divulgação

Comentários