Mais Lidas

Resgatando sorrisos

ONG Nóiz leva tratamentos dentários gratuitos para moradores da Cidade de Deus

Dr. Fabio Gullo
Dr. Fabio Gullo -

Não há nada mais contagiante e acolhedor que um sorriso, não é mesmo? E apesar dos tempos difíceis, dada a pandemia da Covid-19, os moradores da Cidade de Deus, comunidade da Zona Oeste do Rio, ganharam um bom motivo para recuperar a autoestima e deixar transparecer a alegria sem medo. É que a ONG Nóiz acaba de lançar o projeto Noíz Sorrindo, que oferece serviços odontológicos gratuitos para moradores da região. 

"São pessoas lindas, que escondem sua felicidade. Numa consulta com meu dentista, Dr. Fabio Gullo, surgiu a ideia de resgatar não só o sorriso, mas também a autoestima e a dignidade das pessoas", revela André Melo, presidente da ONG.

Os atendimentos começaram e tiveram aprovação geral! Já existe uma fila de espera para os próximos três meses. Um alento para quem não tem condições de custear os tratamentos. "Dona Graça, a primeira contemplada, já fez exame radiológico e vai para a primeira consulta. Em paralelo, os exames da Dona Rosangela já foram marcados também. O primeiro critério para participar é ser um caso extremo, que sabemos que são muitos", diz ele.

Além da saúde bucal, com grande defasagem entre moradores de favelas, a ONG pretende reativar a dignidade da população. "É o resgate do sorriso, o tratamento é todo focado em prótese dentária. Recebemos as fotos, a equipe avalia e define se está dentro do caso", revela André, que conta com uma equipe de dentistas gabaritados para dar conta do serviço. "Sabemos que é um tratamento caríssimo, mas, achando a pessoa certa e com o coração batendo forte pra ajudar, as coisas caminham".

A equipe conta com parceiros como a Smart Radiologia, o Laboratório de Prótese Rica Arte, a clínica Oral Care Odontologia, a Colgate e a Lohaine. "As pessoas choram quando recebem a notícia de que foram aprovadas, que vão realizar o sonho de poder sorrir sem culpa e livres de qualquer preconceito, comemora. 

Primeira da fila, Dona Graça tem bons motivos para voltar a sorrir. "É uma ONG que faz um trabalho muito importante pra gente. Tem muitas comunidades que não tem um projeto desses, que se preocupa com as crianças e os adultos. E colocar os dentes foi a última coisa que imaginei conseguir nessa vida, é muito caro. Estou feliz demais", diz.

Alegria escancarada

Primeira contemplada do programa, Dona Graça tem bons motivos para voltar a sorrir sem medo. "É uma ONG que faz um trabalho muito importante pra gente. Tem muitas comunidades que não tem um projeto desses, que se preocupa desde a criança até os adultos. E colocar os dentes foi a última coisa que imaginei conseguir nada vida, é muito caro. Estou feliz demais", diz.
Dr. Fabio Gullo Arquivo pessoal
André Melo Arquivo pessoal
Dona Graça foi a primeira contemplada Arquivo pessoal

Comentários