Mais Lidas

Inclusão através da arte na Vila Vintém

Empreendedor social, Hudson Batista comanda iniciativa com aulas gratuitas

Hudson Batista
Hudson Batista -

Desde os tempos de criança, eu, Hudson Batista, 28 anos, cria da Vila Vintém, comunidade de Padre Miguel, no Rio de Janeiro, sonhava em empreender no mundo artístico. Acostumado a ver poucas oportunidades para os moradores da favela, decidi desde muito jovem que o caminho para chegar ao meu objetivo seria através da educação. E não é que deu certo!

Além de trabalhar com arte, o sonho era criar oportunidades e lugar de fala para as minorias. Foi então que comecei minha jornada acadêmica: arregacei as mangas e fui estudar Pedagogia na UFRJ. Apesar de muito feliz, eu queria muito mais.

Isso ainda não era Artes Cênicas. Em 2018, dei o meu segundo grande passo para a realização de um sonho, ingressei na PUC, uma faculdade renomada e muito distante da minha casa. Cruzava a cidade para estudar. Muitos duvidavam se eu aguentaria a rotina pesada. Mas o que eles não entendiam é que pesado mesmo era não ter oportunidades. Mas vocês acham que a minha maratona acabou por aí? Me pós-graduei em Direção Teatral pela Casa das Laranjeiras (CAL), reduto de aprendizagens de jovens atores e diretores. Atualmente, faço mestrado em Artes Cênicas pela Unirio.

Com tanta experiência, eu precisava passar esse conhecimento. Até que, em 2015, criei, em parceria com um sócio, a Casa Movanos, com o objetivo de promover, valorizar a diversidade e as referências da cultura negra no Brasil junto à comunidade da Zona Oeste carioca.

Com mais de cinco mil pessoas impactadas através dos espetáculos, cursos de formação e oficinas em escolas públicas, o Grupo MovaNos Movimento Nosso oferece ensino e formação para crianças, jovens e adultos. Somos o segundo país com a maior população negra do mundo e por conta disso a nossa ferramenta para combater o racismo é utilizar os 10 valores civilizatórios afro-brasileiros.

No momento, são oferecidos os cursos Sankofinha e MovaNos Pra Cena VERÃO, atendendo 90 alunos, entre 4 e 28 anos, até o mês de março, com aulas gratuitas. Estrearemos em março o espetáculo O Auto das Consciências, dias 6 e 7, no Creib de Padre Miguel; 13 e 14 na Lona Cultural Hermeto Pascoal, em Bangu; 20 e 21 na Lona Gilberto Gil, em Realengo; e 27 e 28 no Teatro Municipal de Itaguaí.

Quem quiser conhecer um pouco mais: (21) 99172-52049 (WhatsApp) e fb.com/movimentonosso e @movanosoficial. A arte salva vidas!

Hudson Batista Divulgação
Hudson Batista Divulgação

Comentários