Mais Lidas

Prestes a completar 50 anos, Valeria Velenssa fala da rica cultura das comunidades: 'Há mais do que carnaval e futebol'

Eterna Globeleza, Valeria Valenssa estreia programa no YouTube que fala de suas experiências, dicas de beleza e o empoderamento da mulher preta

Valéria Valenssa
Valéria Valenssa -

Prestes a completar 50 anos de idade, Valéria Velenssa foi e continua sendo nossa eterna Globeleza. Vista como um mulherão, no sentido mais amplo da palavra, ela mostra que, além de samba no pé, tem boas ideias para compartilhar. Depois de passar um tempo na Record, ela lança, agora, seu programa no YouTube: o Prazer, Valeria Valenssa. Lá, ela mostra mais de sua personalidade, dá dicas de beleza, fala do Carnaval, do empoderamento da mulher preta e tudo o que viu e viveu desde a infância no conjunto Presidente Médici, na Pavuna, até chegar ao estrelato. 

"A maior riqueza desses locais são as pessoas. São felizes, que transformam tudo em superação e nos dão todos os dias verdadeiras lições de arte, honestidade e sacrifício. Pessoas inspiradoras. Acho que elas precisam ter mais oportunidades, e não serem mais vistas com tanta discriminação. Nas comunidades há muito mais do que só carnaval e futebol. Tem muita gente talentosa que precisam apenas ter uma chance de mostrar seu potencial", destaca a musa.

Eternamente grata ao Carnaval, Valeria lembra com saudade dos tempos de menina pela comunidade, onde viveu momentos de muita alegria. "Minha família era muito simples, mas lembro de ter uma infância muito divertida. Lá as pessoas eram felizes com pouco e respeitavam muito uns aos outros. E isso eu busco trazer sempre para a minha vida", lembra ela, que começou a tomar gosto pela folia ainda pela localidade, e viu sua vida mudar graças ao Carnaval, que, neste ano, teve um gostinho diferente devido a pandemia. 

"O Carnaval sempre vai representar para mim gratidão. Mesmo que hoje eu não me veja mais desfilando, eu sempre vou ter um carinho muito grande", diz ela, que foi à favor do cancelamento da festa.

"O mais importante é a segurança das pessoas, apesar de muita gente está ignorando isso. Estamos vivendo uma segunda onda bem forte de contaminações e as vacinas ainda estão longe de ser o suficiente. Foi uma tristeza muito grande, porque além da alegria que nos traz, faz parte importante da nossa cultura. Mas nesse momento de pandemia e tantas incertezas, o melhor remédio é sempre a precaução", afirma.

Mãe de João Gabriel e João Henrique, no antigo casamento com Hans Donner, ela se diz pronta para a nova fase. "O tempo passou, e passou para mim também. Acredito que estou numa ótima fase. E fico feliz que isso possa inspirar outras mulheres. Estou vivendo o meu maior sonho". 

 

Na luta contra o racismo'

O sonho de que ela tanto fala é o de se tornar apresentadora. Após um período como repórter na Record, ela lança seu canal no YouTube e deseja um programa na TV aberta. "Vi no meu canal uma oportunidade de contar toda essa história, que é muito importante", destaca ela, que tem se tornado uma potente voz em prol do empoderamento da mulher preta. "Tem sido muito gratificando ver todas as mensagens que tenho recebido. Ser mulher e negra é a nossa essência e não a nossa sentença. Nunca permita que o racismo faça de você perder o foco. A fama me protegeu de muitas coisas, tenho consciência do meu privilegio. Mas ainda assim, sinto o preconceito presente na minha vida. E tento não me abalar".

Valéria Valenssa Faya / Divulgação
Valéria Valenssa Faya / Divulgação
Valéria Valenssa Faya / Divulgação
Valéria Valenssa Faya / Divulgação
Valéria Valenssa Faya / Divulgação
Valéria Valenssa Faya / Divulgação

Comentários