Mais Lidas

O custo da proibição das drogas é cruel

Vi e vivi violências direcionadas e muito terror, consequentes dessa atrasada e caríssima política de repressão

Raul Santiago, empreendedor social, midiativista integrante do Coletivo Papo Reto e do PerifaConnection
Raul Santiago, empreendedor social, midiativista integrante do Coletivo Papo Reto e do PerifaConnection -
É até estranho falar ou mesmo escrever 5,2 bilhões de reais. Apesar disso, esse é o valor que o Rio e São Paulo usaram em apenas um ano para reprimir o tráfico e o consumo de drogas, de acordo com o relatório “Drogas: Quanto Custa Proibir?”, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania - CESeC.

Atuando em movimentos sociais em prol de populações que vivem em favelas e sendo morador do Complexo do Alemão, enxergo esse valor com dor e revolta, pois conheço o resultado caótico da política de drogas no nosso país. Vi e vivi violências direcionadas e muito terror, consequentes dessa atrasada e caríssima política de repressão.

Por meio do Coletivo Papo Reto, um dos projetos que faço parte e que no mês de março completou sete anos de existência (parabéns, equipe!), temos monitorado como age o estado durante as intervenções policiais no Complexo do Alemão. Nesse tempo várias crianças perderam a vida, pessoas inocentes foram assassinadas e feridas, houve muita destruição e nenhuma mudança real.

O resultado desse estudo mostra exatamente como estamos na contramão do avanço e ainda presos em políticas violentas, racistas e caras. É prejuízo de valores enormes que poderiam ser usados em escolas, hospitais, vacinas para Covid-19 e outras inúmeras possibilidades. Ele diz muita coisa importante que estava oculta até antes dessa pesquisa do CESeC ser apresentada.
Por Raull Santiago, empreendedor social, midiativista integrante do Coletivo Papo Reto e do PerifaConnection

Comentários