Mais Lidas

Iara Oliveira da CDD

Coluna Zé do Caroço

Há 37 anos, Iara Oliveira atua como líder comunitária na Cidade de Deus com o que sabe fazer melhor: educar e lutar pela educação
Há 37 anos, Iara Oliveira atua como líder comunitária na Cidade de Deus com o que sabe fazer melhor: educar e lutar pela educação -
Há 37 anos, Iara Oliveira atua como líder comunitária na Cidade de Deus com o que sabe fazer melhor: educar e lutar pela educação.

Descendente de indígenas, ela perdeu sua mãe quando tinha apenas 10 anos. Apesar da perda, Iara não parou seus estudos. Quatro anos depois, em 1980, a educadora se juntou a outros moradores da comunidade para garantir direitos que têm sido negados à população da região. Este é o início da história de uma liderança.

Passados 18 anos, Iara fundou a Alfazendo, organização comunitária que oferece aulas de alfabetização e preparatório vestibular para pessoas negras e de baixa renda. Mais tarde, a experiência adquirida nessa primeira iniciativa foi usada pela educadora para desenvolver a Eco Rede, iniciativa voltada para atividades de educação socioambiental.

Durante a pandemia, ela não parou e ajudou a fundar a campanha ‘CDD contra a COVID-19’, ação que conseguiu alimentar 8 mil famílias. Iara considera que sua luta é para provar que pessoas faveladas podem estudar, pautar políticas públicas e trazer melhorias de vida para para toda a comunidade.
Por Tatiane Alves, jornalista e colaboradora do PerifaConnection

Comentários