Mais Lidas

COLUNA ZÉ DO CAROÇO

Por meio do +Nós, Pamella Oliveira se tornou professora do pré-vestibular no Pantanal, bairro onde nasceu e foi criada

Pamella Oliveira, estudante de geografia da UFRJ e do +Nós
Pamella Oliveira, estudante de geografia da UFRJ e do +Nós -
Após ter conseguido entrar na faculdade, Pamella Oliveira, estudante de geografia da UFRJ, já queria dar aula. Foi por meio do +Nós, movimento de educação popular que atua desde 2015 na preparação de estudantes para o vestibular, que Pamella se tornou professora do pré-vestibular no Pantanal, bairro onde nasceu e foi criada.

Como muitos dos alunos são seus vizinhos, ela entende suas dificuldades. Durante a entrevista, a professora destacou a história de duas alunas, mãe e filha, que estudavam juntas para fazer o Enem. Mesmo trabalhando, a matriarca encontrou tempo para criar grupos de estudos com outros estudantes. O esforço não foi em vão e a vestibulanda conseguiu ingressar no curso de biologia na mesma instituição de Pamella. “Foi muito emocionante para mim, lembrar que eu dei aula para ela e agora encontrá-la no mesmo local que eu”, lembra.

Há mais de um ano, Pamella está dando aula por meio virtual devido à pandemia. Com brilho nos olhos, ela deseja continuar lecionando em projetos sociais. "A educação me permite chegar em espaços que jamais pensei estar”, afirma.

Por Rodrigo Costa, integrante do Movimenta Caxias e colaborador do PerifaConnection

Comentários