Meus avós paternos, missionária Zezé e pastor Valdir, e maternos, Durval e Maria, criaram meus pais no Morro do Sapo, uma das favelas do bairro Centenário. Após a chegada da UPP, começou a ser chamada de Complexo da Mangueirinha. Mas 'complexo' mesmo é entender o motivo do poder público ser tão ausente na região. Como um dos poucos aparelhos do estado que funciona por lá, a escola foi o lugar onde comecei a construir os meus laços com o território.
No Colégio Estadual Irineu Marinho, participei do grêmio estudantil e do movimento de ocupação das escolas de 2016 que trouxeram muitas conquistas importantes, como reformas e eleição para diretor (a). Após o fim do ensino médio, percebi que poucos amigos entraram na universidade. Esta é só uma das inúmeras demandas atendidas por ações locais que partem da associação de moradores e de outras iniciativas.
O Movimenta Caxias, do qual faço parte, é outro importante mobilizador da região que trabalhou nas lutas para cobrar o fechamento de buracos pelas ruas e o retorno da linha de ônibus 22. Por conta da violência, a Mangueirinha é marcada pela denúncia de caminhadas pela paz puxadas pelas igrejas evangélicas e católicas. Falando em fé, outra ação importante é o PAZcoa na Baixada, que distribui chocolates para as crianças. Apesar do fechamento de fábricas, como a da União, novas formas de produção de renda surgiram na região, como a cooperativa de carros GAC Transporte.
A situação não está fácil com a pandemia, mas o Movimenta Caxias tem distribuído alimentos. O Centenário resiste e produz sua própria tecnologia!
Por Wesley Teixeira, integrante do PerifaConnection, da Coalizão Negra por Direitos e da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito
Após acusação de abuso sexual, CBF di...
Vacinação de grupos prioritários ser...
Polícia Civil prende homem acusado de e...
PRF e Polícia Civil prendem integrantes...
Fê Medeiros e Aline Gotschalg comemoram...
Mulher que sofria violência liga pedind...
Carthur vive? Arthur se irrita após cr...
Prefeito de Guarulhos pede fechamento do...
PM encontra corpos na Baixada Fluminense...
Equipe da Light é agredida e apedrejada...