De origem irlandesa, o Padre Bernard chegou ao Brasil em 1968 por meio da congregação religiosa Missionários Oblatos de Maria Imaculada. Depois de cumprir durante 14 anos suas missões nos estados de Minas Gerais e de Goiás, o padre chegou, em 1982, à Baixada Fluminense. De lá para cá, durante cerca de 40 anos, ele assumiu igrejas em bairros de São João de Meriti e de Duque de Caxias, onde ficou até recentemente na favela Centenário, à frente da futura Paróquia Sagrada Família.
Ao se deparar com as desigualdades sociais na região, o padre se mobilizou para ajudar quem se sente desassistido pelo estado. Como parte de suas tarefas religiosas, ele visita e orienta presos e jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas.
Outra preocupação do padre é com a questão ambiental. Além de colaborar com a coleta seletiva do lixo, o padre tem se mobilizado contra a construção da Central de Abastecimento do Rio de Janeiro (CEARJ), no Campo do Bomba. Caso o aterramento para a construção da central aconteça, a região, com o nome de uma liderança negra da área no tempo da escravidão, terá a sua capacidade de absorver água reduzida. Em outras palavras, terá mais riscos de enchentes no local. Em meio a tanta luta, a fé e a vontade de ajudar o próximo andam de mãos dadas na vida do Padre Bernard.
Por Marcos Furtado, jornalista e colaborador do PerifaConnection
Após acusação de abuso sexual, CBF di...
Vacinação de grupos prioritários ser...
Polícia Civil prende homem acusado de e...
PRF e Polícia Civil prendem integrantes...
Fê Medeiros e Aline Gotschalg comemoram...
Mulher que sofria violência liga pedind...
Carthur vive? Arthur se irrita após cr...
Prefeito de Guarulhos pede fechamento do...
PM encontra corpos na Baixada Fluminense...
Equipe da Light é agredida e apedrejada...