Mais Lidas

Padre Bernard

Coluna Zé do Caroço

De origem irlandesa, o padre Bernardo chegou ao Brasil em 1968 por meio da congregação religiosa Missionários Oblatos de Maria Imaculada
De origem irlandesa, o padre Bernardo chegou ao Brasil em 1968 por meio da congregação religiosa Missionários Oblatos de Maria Imaculada -
De origem irlandesa, o Padre Bernard chegou ao Brasil em 1968 por meio da congregação religiosa Missionários Oblatos de Maria Imaculada. Depois de cumprir durante 14 anos suas missões nos estados de Minas Gerais e de Goiás, o padre chegou, em 1982, à Baixada Fluminense. De lá para cá, durante cerca de 40 anos, ele assumiu igrejas em bairros de São João de Meriti e de Duque de Caxias, onde ficou até recentemente na favela Centenário, à frente da futura Paróquia Sagrada Família.
Ao se deparar com as desigualdades sociais na região, o padre se mobilizou para ajudar quem se sente desassistido pelo estado. Como parte de suas tarefas religiosas, ele visita e orienta presos e jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas.
Outra preocupação do padre é com a questão ambiental. Além de colaborar com a coleta seletiva do lixo, o padre tem se mobilizado contra a construção da Central de Abastecimento do Rio de Janeiro (CEARJ), no Campo do Bomba. Caso o aterramento para a construção da central aconteça, a região, com o nome de uma liderança negra da área no tempo da escravidão, terá a sua capacidade de absorver água reduzida. Em outras palavras, terá mais riscos de enchentes no local. Em meio a tanta luta, a fé e a vontade de ajudar o próximo andam de mãos dadas na vida do Padre Bernard.
Por Marcos Furtado, jornalista e colaborador do PerifaConnection

Comentários