Mais Lidas

Espaço oferece aulas a crianças de Caxias

Projeto é inspirado em Emily e Rebecca, mortas durante ação policial

O local onde funciona o projeto foi cedido por Lucineia dos Santos, a Dona Lúcia, liderança comunitária que atua há cerca de 30 anos no bairro Pantanal
O local onde funciona o projeto foi cedido por Lucineia dos Santos, a Dona Lúcia, liderança comunitária que atua há cerca de 30 anos no bairro Pantanal -
Quando duas crianças são alvejadas, durante uma operação policial, por um tiro de fuzil na porta de casa, como aconteceu com Emily e Rebecca, que tinham apenas 4 e 7 anos, respectivamente, a sociedade precisa questionar a maneira de proteger a juventude. Apesar da determinação do STF de suspender operações policiais na pandemia, os assassinatos seguem sem respostas. Em meio ao silêncio das autoridades, o caso que aconteceu há sete meses na comunidade Vila Fraternidade, em Duque de Caxias, inspirou a criação do Espaço Emily e Rebecca.
Criado pelo Movimenta Caxias e pelo pré-vestibular social +Nós, o espaço oferece aulas de complemento escolar e de balé para cerca de 150 crianças, com idades entre 3 e 13 anos. O local onde funciona o projeto foi cedido por Lucineia dos Santos, liderança comunitária que atua há cerca de 30 anos no bairro Pantanal, localizado na mesma cidade.
Nascida e criada na região, Dona Lúcia, como é conhecida por lá, se motivou assim que soube da iniciativa. Como parte de sua mobilização para realizar atividades que atendam às principais necessidades para o desenvolvimento das crianças da comunidade, ela cedeu parte de sua casa para a construção do espaço. "Eu sempre sonhei em estar envolvida em um projeto assim desde que comecei a atuar na minha comunidade", revela.
Para saber mais informações sobre o 'Espaço Emily e Rebecca' e como ajudar, acesse o Instagram do Movimenta Caxias (@movimentacaxias).
Por Caroline Bulhões, Rodrigo Costa e Bruna Maria, colaboradores do PerifaConnection

Comentários