Mais Lidas

'Minha realidade sãO minhas músicas'

Aposta do rap nacional, Lukinhas ganhou destaque com 'Pipa Voada', ao lado de Rashid e Emicida, e agora está voando sozinho com muita representatividade

Lukinhas
Lukinhas -
De pipa voada esse menino não tem nada! Foi rimando e cantando suas próprias verdades que Lukinhas se tornou uma das maiores apostas da cena pop-urbana carioca. Cria da Asa Branca, comunidade de Curicica, na Zona Oeste do Rio, o rapaz busca ser uma referência para moradores das periferias, com muita leveza, positividade e consciência. Se você não está ligando o nome a pessoa, o rapper é voz por traz do poderoso refrão de "Pipa Voada", em parceria com Rashid e Emicida. De la para cá, ele pegou linha e depois voou!
A música, que conta com mais de 87 milhões de streams nas plataformas digitais, é um divisor de águas na carreira do rapaz de 27 anos. "Foi um marco na minha vida. Mudou a minha forma a como as pessoas me viam. Estar com meus ídolos foi a melhor coisa, um presente de verdade", comemora. 
Lançando seu novo hit, intitulado "Vem Ni Mim", Lukinhas é o resultado da pluralidade cultural que existe na favela. É que a sonoridade de suas faixas misturam pagode, r&b, funk, hip hop e pop, mostrando que na arte não existe espaço para preconceito e limitações. O novo lançamento, em parceria com NOG e MC 2Jhow, é prova disso. "Sempre tento pegar referências do hip hop, do pagode, de tudo o que eu gosto de ouvir e botar dentro das coisas que eu falo. Eu tento sempre ser o Lukinhas fazendo o trap, pagode ou fazendo qualquer outro ritmo. Eu tento botar minha identidade em tudo. Minha realidade são as minhas músicas", revela ela, que, para o clipe, tem como maior inspiração o rapper norte-americano Usher. " Ele me fez decidir fazer música", diz.
Sentindo na pele as dificuldades que o povo preto de comunidade passa, Lukinhas busca usar sua voz para, quem sabe, fazer a diferença. Neste ano, ele se apresentou no Prêmio Sim à Igualdade Racial, promovido pelo IDBR. "Sempre tento trazer nas minhas músicas a 'supervivência' do preto. O preto também curte, também se diverte, o preto também anda de carrão, bem arrumado", destaca o artista carioca, que enxerga uma transformação no empoderamento e pertencimento do morador da periferia. "Quando eu era menor, as pessoas olhavam estranho pra gente, seguravam a bolsa. Não que tenha mudado muito, porém, hoje vejo muito da galera que julgava, dos playboyzinhos, querendo ser igual ao Orochi, Cabelinho...", comemora. 

Lukinhas: 'É uma responsabilidade muito grande'

Assim como teve suas referências na infância, hoje é ele que inspira as novas gerações de gurizada da periferia. Da Asa branca, apenas orgulho, de acordo com ele. "Famosa 'Asa Brooklyn'", diz, aos risos. "Foi ótimo ter crescido lá. É um lugar tranquilo, as pessoas são maravilhosas e me apoiam bastante. Eu amo o Rio, mas Asa Branca está no meu coração", revela, falando sobre ser um espelho para a garotada. "Ser um dos representantes da comunidade, ser uma referência para a criançada, é muito bom. Porém, é uma responsabilidade muito grande porque você fica querendo que tudo dê certo para, justamente, as pessoas de lá acreditarem também que tudo é possível, e que elas também vão vencer", avalia ele, que deseja gravar com Seu Jorge e com seu maior ídolo, Usher. "Tenho projetos muito legais que estão para acontecer. Estou acertando uns feats. Vou ficar muito feliz", comemora o rapper.

Lukinhas Divulgação
Lukinhas Divulgação
Lukinhas Divulgação
Lukinhas Divulgação

Comentários