Mais Lidas

Um novo olhar para a periferia

Sandro Mendes, da Vila Kennedy, trabalha com turismo inclusivo em territórios alternativos

Sandro Mendes, da Vila Kennedy
Sandro Mendes, da Vila Kennedy -

Liberdade para todos nós, DJ! Era assim que um conhecido funk da década de 1990 começava. E foi na Vila Kennedy, lugar que tem uma réplica da famosa Estátua da Liberdade, que eu fui criado. E foi da VK que eu parti para conhecer a vida.

No final dos anos 90, fui da Vila Kennedy para a Itália, onde permaneci por três meses, trabalhando bastante e também conhecendo lugares turísticos. Quando voltei de lá, fiz um curso de guia de turismo para poder levar muitas pessoas para conhecerem melhor o Rio.

Acompanho pessoas em passeios por pontos turísticos conhecidos e foi justamente acompanhando grupos de italianos que passei a levar os turistas para locais que não são comuns nos roteiros turísticos, como Tinguá e o projeto social Casa do Menor (fundada pelo Padre Renato, que é italiano), ambos em Nova Iguaçu. Os italianos que conheci no intercâmbio que fiz, trouxe para conhecerem a VK e eles ficaram encantados, principalmente com a nossa simpatia e com o calor humano.

Além da Estátua da Liberdade, a Vila Kennedy tem o Teatro Mário Lago, que já ficou um tempo fechado (eu me orgulho de ter lutado pela sua reabertura) e está em pleno funcionamento, com shows maravilhosos e ainda sessões de cinema para as crianças. A gestão tem também a participação de moradores da VK. Ainda tem o Centro Comunitário Irmãos Kennedy, o projeto Fino Coletivo e a Vila Olímpica Ary de Carvalho. Pertinho da Vila Kennedy fica o Parque do Mendanha.

A VK é local de origem de pessoas talentosas, como o Toni Garrido, o André Ramiro e também foi daqui que surgiu o grupo Soul de Brasileiro e o saudoso Ravengard, ator e ambientalista. Sim, a Vila Kennedy merece ser lugar de liberdade para todos nós, DJ!

Sandro Mendes, da Vila Kennedy Arquivo pessoal
Sandro Mendes, da Vila Kennedy Arquivo pessoal

Comentários