Mais Lidas

'Continuamos todos imigrantes'

Cria de Queimados, Leandro Santanna traz um panorama histórico do povo preto periférico em sua companhia de teatro

Leandro Santanna
Leandro Santanna -

Homem preto que sou, tenho ciência de que meus ancestrais emigraram forçados da África para serem escravizados no Brasil. Quantos outros povos não sofreram também com seus próprios êxodos, em busca de trabalhos ou segurança? Continuamos todos imigrantes, e no dia 9 de setembro, a Companhia Queimados Encena e o Centro Experimental de Teatro e Artes, com base em Nova Iguaçu, encenarão o Espetáculo "A Cerca", procurando refletir sobre o tema.

Nossa união começou em 2008, quando ajudamos a fundar a Rede Baixada em Cena. A parceria se firmou na criação do espetáculo O Inspetor Geral, criando um marco na Baixada Fluminense, por ter no elenco intérpretes de todas as cidades da região, tempos depois a Rede venceu o Prêmio Shell, maior honraria do Teatro nacional.

Através do Edital de Montagens da FUNARJ 2020 novamente estamos juntos em A Cerca, com texto e direção de Lino Rocca, onde eu assino a produção do espetáculo em um momento ainda mais difícil, por conta da pandemia, que atrasou a concretização do espetáculo.

A peça conta a história de um casal que vaga pela vida atrás de sua idealização de felicidade e num dado momento escolhem o lugar para essa realização. Vânia Santos e Marcelo Viégas levam ao palco essa atmosfera de "suspense absurdo"; e com um humor ácido tentam lidar com o surgimento de um elemento que chega para impedir suas alegrias.

Vamos iniciar nossa jornada na Zona Norte do Rio, revisitando o Teatro Armando Gonzaga, em Marechal Hermes, e juntando atores de diferentes grupos que convencionei chamar de Pororoca Teatral pra inundar os palcos e alagar os corações. Para saber mais sobre o projeto, nos siga nas redes sociais: https://www.instagram.com/acercaoespetaculo_ ou https://www.facebook.com/acercaoespetaculo.

Leandro Santanna Divulgação
Leandro Santanna Divulgação

Comentários