Mais Lidas

Festa Literária das Periferias completa 10 anos

Programação vai até o próximo dia 8 de novembro

Ilustração
Ilustração -

A 10ª edição da Festa Literária das Periferias começou ontem (30) e vai até o próximo dia 8 de novembro. O evento, que acontecerá nos modos virtual e presencial, no Morro da Babilônia, na Zona Sul, vai contar com a presença de artistas e filósofos periféricos nacionais e internacionais.

Após um sábado com uma programação de Ocupação Poética integrada por Emicida e Boaventura de Sousa Santos, diretor da Universidade de Coimbra, e do primeiro slam indígena do mundo, foram realizadas também duas homenagens póstumas. O 'Matheusarau' homenageou a jovem transsexual Matheusa, morta pelo tráfico em 2018. Outro tributo do dia foi para o poeta Aldir Blanc, que consistiu em projeções dos poemas do artista pelo morro, lidos na voz de Maria Bethânia.

Mais um grande nome que receberá homenagem nessa edição é o de Esperança Garcia. Mulher negra escravizada que escreveu e enviou petição denunciando os maus tratos que vivia para o presidente da Província de São José do Piauí. Para homenageá-la, mulheres negras receberão cartas de figuras femininas negras que as inspiram. O objetivo é a produção de livro que será lançado na próxima edição do evento.

Contrariando as previsões da época em que Júlio já sonhava com a Flup, o evento completa 10 anos de história e conta com uma grande programação que se estende ao longo da semana. O cronograma é composto por grandes nomes como o de Djamila Ribeiro, Marc Smith, Raquel Lima, entre outras figuras. As atividades artísticas que vão de saraus a slams e rodas de conversas, acontecem em diversos pontos da favela.

"No primeiro ano que a Flup foi realizada ninguém acreditava que ela ia acontecer. Todos diziam que era um projeto belo, generoso e necessário, mas impossível de ser realizado porque as favelas brasileiras eram habitadas por pessoas com analfabetismo funcional onde seria impossível ter leitores e, mais impossível ainda, autores", relembra o produtor.

Saiba mais informações e inscreva-se no site https://www.flup.net.br/. Um link também está disponível na biografia do evento no instagram: @fluprj.

Comentários