Mais Lidas

Zé do Caroço

Dany do Negros Ashanti

Moradora de São João de Meriti, Dany Macedo se incomodava por ser a única mulher negra no trabalho e em outros lugares
Moradora de São João de Meriti, Dany Macedo se incomodava por ser a única mulher negra no trabalho e em outros lugares -
Dany Macedo sempre atuou como modelo em ensaios de grupos fotográficos. Entre um trabalho e outro, a moradora de São João de Meriti se incomodava por ser a única mulher negra.
"Eu sentia a necessidade de ter outras pessoas negras. A partir daí que me despertou o desejo de criar um grupo somente com negros", conta.
Após estudar sobre racismo estrutural e procurar fotógrafos para fazer ensaios por troca de seus serviços, Dany conseguiu fechar parcerias com afroempreendedores que precisavam divulgar suas marcas.
"Quando fui ver aquela ideia se tornou um projeto com maquiadores de pele negra, fotógrafos e empreendedores que não tinham visibilidade."
Além do aumento no número de modelos negros em propagandas, o projeto, desde então chamado ‘Negro Ashanti’, realizou desfiles, abriu portas para atores trabalharem em novelas e desenvolveu ações focadas na autoestima e na valorização da beleza dos participantes.
"Começamos a juntar a galera da periferia. Pessoas que não gostavam da sua cor, do seu nariz, da sua boca. E acabou acontecendo um coletivo."
O trabalho do 'Negro Ashanti' chegou em outros estados, como São Paulo e Bahia. Agora, Dany se prepara para retomar as atividades após uma pausa por conta da pandemia. Para saber saber mais, acesse a página @negros_ashantis no Instagram.

Por Marcos Furtado, jornalista e colaborador do PerifaConnection

Comentários