Mais Lidas

Juan Paiva celebra sucesso em ‘Um Lugar ao Sol’ e lembra das dificuldades: ‘Até comida era difícil’

Vivendo Ravi na novela das 21h da Globo, ator é nascido e criado no Vidigal e não pretende sair de lá

Interpretando Ravi, Juan Paiva é sucesso na novela
Interpretando Ravi, Juan Paiva é sucesso na novela "Um Lugar ao Sol" -
Não há dúvidas de que o Morro do Vidigal é um lugar especial. Dentro da comunidade localizada na Zona Sul do Rio, florescem diariamente diversos talentos, muitos deles vindos do grupo de teatro “Nós do Morro”. Sucesso na novela "Um Lugar ao Sol", vivendo Ravi, o ator Juan Paiva, também deu seus primeiros passos por lá, quando tinha apenas 8 anos. Hoje, aos 23, ele comemora o sucesso, e lembra com orgulho de sua trajetória, declarando o seu amor à comunidade onde nasceu, cresceu e ainda mora.

Quem o vê brilhando na novela das 21h da Globo, nem imagina que Juan era uma criança tímida. O artista explicou que esse foi um dos motivos que o fez procurar o teatro, contando também qual foi o momento em que ele percebeu que aquilo era o que ele queria fazer da vida.

"No Vidigal, a arte é muito próxima da nossa vida por conta do Nós do Morro. Eu acompanhei pessoas que eram referência lá no grupo, e quando assistia filmes e TV, me identificava. Eu era uma pessoa muito tímida e minha mãe me perguntou o que eu queria fazer no futuro. Eu não sabia, estava cheio de dúvidas. Do nada eu falei teatro. Eu fui mais pra perder a timidez, pra destravar um pouco meu corpo. Até que veio o meu primeiro trabalho como ator, que foi o 5x Favela. Foi quando eu entendi que aquilo poderia virar profissão. Foi aí que descobri o que gosto de fazer. Eu amo fazer arte", contou ele, lembrando do filme que foi exibido no Festival de Cannes 2010.
Juan Paiva (à direita), no filme '5x Favela' que retrata o cotidiano das comunidades - Foto: Reprodução
Juan Paiva falou, também, das dificuldades que teve durante a infância, ressaltando que elas não estão ligadas ao local onde foi criado, mas sim a condição social de sua família.

"Vidigal é um lugar maravilhoso de morar. Dificuldade, na verdade, foi a minha vida pessoal, junto com meus pais. A gente vivia num ambiente bem pobre mesmo. Nossa casa não tinha piso, era chão de cimento, com as paredes chapiscadas. E tudo isso me afetava, porque eu sou asmático e tenho bronquite. Então, várias vezes eu fiquei doente, sem conseguir respirar direito. Cheguei a ficar internado por mais de uma semana com pneumonia. Meus pais sempre lutaram para dar o melhor pra mim e pros meus irmãos, mas mesmo assim era difícil. Muitas vezes, até comida era difícil. Era difícil a gente comer carne, sabe? Comer um bom almoço. Eu quase não jantava, sendo bem sincero. Então isso foi despertando uma vontade pra estudar, pra mostrar que era possível sair desse lugar que é cruel", lembrou.

Ainda sobre o Vidigal, o ator contou como sua vivência na favela impactou o seu jeito de fazer arte.

"Você aprende a lidar com vários tipos de personalidade, em situações diferentes. Você pode tá perto de algo perigoso, mas ao mesmo tempo você pode estar perto de algo prazeroso. Então, isso me ensinou muito a me construir como pessoa e entender as relações. E como são tantas vidas, tantas situações, isso serve pra mim como estudo também. Como artista, eu tenho um olhar muito observador perante a vida. Procuro não ignorar as coisas, pra justamente quando eu for compor algum personagem, eu ter isso comigo. Então, morar no Vidigal agrega muito na minha profissão e na minha vida pessoal. Tenho o maior respeito e carinho. É um lugar que eu gosto muito de viver”, explicou.
Juan Paiva deu seus primeiros passos no grupo de teatro "Nós do Morro" - Fotos Marcio Farias
Estreando na TV em 2015, na novela "Totalmente Demais", vivendo Wesley, que após um acidente ficou paraplégico, Juan já interpretou outros personagens marcantes, como Anderson, em “Malhação - Viva a Diferença”, e Maurício, no premiado longa em “M8 - Quando a Morte Socorre a Vida”. Com tantos trabalhos de sucesso, o ator explicou que cada um deles foi importante de um jeito diferente.

"Cada trabalho tem o seu retorno. Por exemplo, "Malhação" me deu um up de visibilidade por conta da história que a novela tem na TV. Então me deu um público maior do que "Totalmente Demais". Só que "Totalmente" também foi muito rico de fazer, como foi o meu primeiro trabalho em TV. E agora, em "Um Lugar ao Sol", o Ravi tem me dado bastante destaque. Assim como "M8", que eu fiz no cinema, e tem outros trabalhos que me levaram a lugares interessantes. Então, acho que não tem um ponto de virada. Acho que é o caminho. A gente vai caminhando e vai guardando na nossa malinha as experiências".

Mesmo com todo o sucesso, Juan disse que não pretende sair do Vidigal nem tão cedo, tendo comprado recentemente uma casa no local. O ator listou os inúmeros motivos que o fazem continuar morando lá.

"Se um dia eu me mudar, eu sempre tenho que tá perto da minha família. É a minha base. Esse é um ponto, o outro são as amizades. Pessoas do Vidigal que me conhecem desde a infância, que estão presentes na minha vida e na dos meus familiares. Sem contar que é um lugar lindo, tranquilo de se morar. Assim como em outros lugares, também tem seus prós e contras, mas eu não tenho nada a reclamar", além disso, ele explicou que deseja ser uma referência para os jovens do morro.

"Quero tá lá, inspirando alguns jovens e adolescentes. Mostrar pra eles que é possível. Então, acho que estando mais perto, eu posso motivá-los mais. É um jeito de quebrar estereótipos, de quebrar tabus. Quero mostrar que o preto, o favelado, pode chegar em lugares que sempre sonhou, mas que achava que era impossível. Nada é impossível. As dificuldades estão pra te fazer crescer e evoluir. Eu amo o Vidigal e não tenho vontade de sair".
Juan Paiva foi pai aos 16 anos de idade - Foto: Marcio Farias
Com orgulho, Juan também destacou as principais alegrias que o seu trabalho proporcionou.

"O que eu mais me orgulho é poder dar uma vida melhor pros meus familiares. Minha mãe, meu pai, irmãos, minha filha e minha companheira. Não tem algo que me deixe mais feliz do que saber que eles estão bem. Ver o olho da minha mãe brilhar quando me vê na tela. O meu pai orgulhoso contando pra todo mundo. A minha filha me cobrando pra assistir o meu trabalho, às vezes quando eu não posso assistir, ou quando eu tô atrasado nos capítulos da novela. Minha companheira me dando força pra gente seguir. Isso é muito gratificante”, disse ele.

Pai aos 16 anos, Juan contou que jamais pensou que isso pudesse atrapalhar a sua carreira.

"Isso foi o combustível. Foi um momento bem delicado, um pouco desesperador. Mas com a ajuda da família e com o apoio dos pais, eu pensei: 'Cara, agora é calma'. Minha mãe falou: ‘Continua estudando, você vai seguir o seu sonho. Estamos aqui te dando força. É mais uma boca que vai comer, mas não tem problema, vamos agregar.' Então, em momento algum eu pensei que pudesse atrapalhar minha carreira, justamente porque eu tive esse apoio. E eles confiando em mim, eu tinha que dar um retorno positivo pra minha família. Graças a Deus eu tô conseguindo".

Sucesso de Ravi e semelhanças com o personagem

Irmão de criação de Christian, protagonista interpretado por Cauã Reymond na novela das 21h, Ravi é um dos personagens mais queridos pelo público que acompanha a trama. O ator contou que se identifica com  algumas caraterísticas do jovem, que na novela também foi pai cedo.

"O Ravi é um cara sensível, e eu também sou em certos momentos. O Ravi acredita na bondade das pessoas. Ele me ensina muito, assim como outros personagens me ensinaram a olhar a vida de um jeito diferente. A questão dos insetos, esse contato com a natureza. Me identifico também quando ele expõe o amor dele pelo filho. Então são momentos assim. A alma dele é muito pura, e isso faz ele ser rico. É um personagem muito interessante, que foi um presentão de Deus".
Juan Paiva (Ravi) contracenando com Cauã Reymond (Christian/Renato) em "Um Lugar ao Sol" - Foto: Divulgação / Globo
O ator disse que fica feliz quando é elogiado pelo seu trabalho, contando, também, que se diverte quando as pessoas o confundem com o próprio personagem.

"Eu gosto muito quando as pessoas me abordam na rua e falam do meu trabalho. Isso pra mim é super importante, porque prova que eu tô no caminho e conseguindo atravessar as pessoas através da minha arte. Acho divertido demais porque às vezes falam comigo como se eu fosse o personagem, e acabam me dando esporro por algo que o Ravi fez", contou rindo.

Por fim, Juan Paiva contou que já está trabalhando em novos projetos para 2022, escondendo o jogo sobre o que ainda sonha em conquistar.

"Tem alguns projetos aí, por enquanto não posso falar, mas tem projetos no cinema. E sobre os meus sonhos, eu só conto quando realizo (risos)", finalizou.

Paternidade na adolescência

Com orgulho, Juan destacou as principais alegrias que o seu trabalho proporcionou. "O que eu mais me orgulho é poder dar uma vida melhor pros meus familiares. Minha mãe, meu pai, irmãos, minha filha e minha companheira. Não tem algo que me deixe mais feliz do que saber que eles estão bem. Ver o olho da minha mãe brilhar quando me vê na tela. O meu pai orgulhoso contando pra todo mundo. A minha filha me cobrando pra assistir o meu trabalho, às vezes quando eu não posso assistir, ou quando eu tô atrasado nos capítulos da novela. Minha companheira me dando força pra gente seguir. Isso é muito gratificante", disse.

Pai aos 16 anos, Juan contou que jamais pensou que isso pudesse atrapalhar a sua carreira. "Isso foi o combustível. Foi um momento bem delicado, um pouco desesperador. Mas com a ajuda da família e com o apoio dos pais, eu pensei: 'Cara, agora é calma'. Minha mãe falou: 'Continua estudando, você vai seguir o seu sonho. Estamos aqui te dando força.' Então, em momento algum eu pensei que pudesse atrapalhar minha carreira, justamente porque eu tive esse apoio. E eles confiando em mim, eu tinha que dar um retorno positivo pra minha família. Graças a Deus eu tô conseguindo".

Sucesso com Ravi e futuros projetos

Irmão de criação de Christian, protagonista interpretado por Cauã Reymond em Um Lugar ao Sol, Ravi é um dos personagens mais queridos pelo público que acompanha a trama. O ator contou que se identifica com algumas caraterísticas do jovem.

"O Ravi é um cara sensível e eu também sou em certos momentos. Ele acredita na bondade das pessoas e me ensina muito. A questão dos insetos, esse contato com a natureza. Me identifico também quando ele expõe o amor dele pelo filho. A alma dele é muito pura. É um personagem muito interessante, que foi um presentão de Deus".

O ator disse que fica feliz quando é elogiado pelo seu trabalho, contando, também, que se diverte quando as pessoas o confundem com o próprio personagem. "Eu gosto muito quando as pessoas me abordam na rua e falam do meu trabalho. Isso pra mim é super importante porque prova que eu tô conseguindo atravessar as pessoas com a minha arte. Acho divertido porque às vezes falam comigo como se eu fosse o personagem e acabam me dando esporro por algo que o Ravi fez", conta, rindo.

Escondendo o jogo sobre os seus sonhos, Juan contou que já está trabalhando em novos projetos. "Tem alguns projetos aí, por enquanto não posso falar, mas tem projetos no cinema. E sobre os meus sonhos, eu só conto quando realizo (risos)".

Interpretando Ravi, Juan Paiva é sucesso na novela "Um Lugar ao Sol" Foto: Marcio Farias
Juan Paiva (Ravi) contracenando com Cauã Reymond (Christian/Renato) em "Um Lugar ao Sol" Foto: Divulgação / Globo
Juan Paiva (à direita), no filme '5x Favela' que retrata o cotidiano das comunidades Foto: Reprodução
Juan Paiva sorri em cena como o cadeirante Wesley na novela "Totalmente Demais", da Globo Divulgação / TV Globo
Juan Paiva foi pai aos 16 anos de idade Foto: Marcio Farias
Juan Paiva é cria do Morro do Vidigal, na Zona Sul do Rio Foto: Marcio Farias
Juan Paiva deu seus primeiros passos no grupo de teatro "Nós do Morro" Fotos Marcio Farias

Comentários