Mais Lidas

Boneca Pretta

O negócio social surgiu depois que sua mãe, Adriana da Silva, ganhou a primeira boneca preta – aos 48 anos

Boneca Pretta
Boneca Pretta -

Estudante de Biblioteconomia na UFRJ, Luan Nascimento criou o Boneca Pretta. O negócio social surgiu depois que sua mãe, Adriana da Silva, ganhou a primeira boneca preta - aos 48 anos, trabalhando como diarista. A boneca estava entre outras que uma ex-patroa se desfez. A reação de surpresa de dona Adriana originou a trajetória do projeto. "Ela se parece comigo... quando era criança não existia boneca negra", lamenta Adriana.

Embora o Boneca Petta não seja a principal fonte de renda do universitário, já foram vendidas mais de 100 bonecas, enviadas principalmente para a Bahia e São Paulo. O público-alvo são os adultos e o objetivo é facilitar o acesso a brinquedos antirracistas. "Muitas mulheres me procuram com o desejo de fazer a alegria da sua criança interior", diz Nascimento.

Sem patrocínio público ou privado, o ativista pretende doar as bonecas, num evento gratuito voltado para as crianças, na Ilha do Governador, onde mora Luan. O Boneca Pretta disponibiliza uma ferramenta digital com valores das bonecas e bonecos retintos, com cabelos black power, com deficiência, orixás, heróis negros brasileiros e todas as personagens que representam a resistência da negritude. Mais no Instagram @bonecapretta.

Comentários