Mais Lidas

Projeto 'A Arte Gerando Renda' abre mais 150 vagas para oficinas gratuitas no Caju

Aulas presenciais são voltadas para estética e carnaval e promovem empreendedorismo local

Serão 10 semanas de aulas práticas, iniciando 28 de março, e todo o material utilizado nos cursos é fornecido gratuitamente
Serão 10 semanas de aulas práticas, iniciando 28 de março, e todo o material utilizado nos cursos é fornecido gratuitamente -
Após esgotar em poucos dias todas as vagas abertas em novembro, o projeto "A Arte Gerando Renda" abrirá 150 novas vagas para oficinas gratuitas de maquiagem social, maquiagem artística, decoração de unhas, artesanato, fantasias e adereços e turbantes e tranças afro, no Caju, Zona Portuária do Rio de Janeiro. Durante a pandemia, mais de quatro mil alunos participaram das aulas online, sendo 97% mulheres. Esta é a sexta edição do projeto que já passou pela Cidade de Deus, Rocinha, Acari, Maré, Água Santa e Coelho Neto.
Para participar é necessário ter mais de 15 anos e apresentar comprovante com as duas doses da vacina contra a COVID-19 ou de dose única. O foco são moradores das comunidades cariocas, mas o projeto é aberto a todos.
Serão 10 semanas de aulas práticas, iniciando 28 de março, e todo o material utilizado nos cursos é fornecido gratuitamente, sem nenhum custo para os participantes.
GERANDO RENDA NAS COMUNIDADES
O fundador da ONG Favela Mundo, Marcello Andriotti, destaca que as alunas já saem com possibilidade de geração de renda imediata: "A cada aula desenvolvemos uma nova técnica, em cada uma das oficinas, o que facilita que as alunas possam ganhar dinheiro imediatamente, até mesmo dentro das próprias comunidades, onde a procura por serviços de trancistas, maquiadoras e designer de unhas é muito alta."

DE ALUNA A PROFESSORA
Outra forma de possibilidade de emprego é o aproveitamento de ex-alunas como professoras do projeto: Atualmente três ex-alunas, que se destacaram nos últimos anos no mercado de trabalho, foram contratadas para assumirem o posto de professoras. "Eles acompanham de perto nosso desenvolvimento profissional, estimulando, dando dicas e vibrando a cada conquista nossa. É uma honra hoje estar à frente de uma turma, passar tudo que aprendi e poder me ver em cada aluna e saber que o futuro delas pode ser brilhante", conta Danielle Borges, professora de maquiagem artística, aluna do projeto em 2015, que atualmente tem sua própria empresa de maquiagem infantil.
O projeto "A Arte Gerando Renda" é patrocinado pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, ICTSIRIO e Kasznar Leonardos, através da Lei do ISS.
11 ANOS DE SUCESSO DA FAVELA MUNDO
A ONG Favela Mundo tem muito o que comemorar em seus 11 anos, completos em setembro deste ano: a organização não governamental é a única no país a ser reconhecida pela ONU como "Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades". O reconhecimento ocorreu no evento World Cities Day, em Nova York. Além deste, a Favela Mundo já esteve representando o Brasil em outros nove eventos no exterior, sendo três desses na Organização das Nações Unidas. Já capacitou mais de 10 mil pessoas, cerca de 6 mil alunos foram de crianças a partir de 2 anos, participantes de oficinas do projeto homônimo: Favela Mundo, enquanto 4 mil foram capacitados pelo A Arte Gerando Renda, com oficinas voltadas para jovens e adultos a partir de 15 anos, com o foco em profissionalização artística para o mundo do samba e da beleza.
SERVIÇO
A Arte Gerando Renda abre inscrições, em 14 de fevereiro. São 150 novas vagas para oficinas gratuitas presenciais de maquiagem social, maquiagem artística, decoração de unhas, artesanato, fantasias e adereços e turbantes e tranças afro. Para se inscrever é necessário ter mais de 15 anos e ter tomado as duas doses de uma das vacinas contra a COVID-19 ou em dose única.

Local: Rua General Sampaio, 74 fundos, Caju. Na Associação A Arte Salva Vidas.
Informações: www.favelamundo.org.br ou (021) 2236-4129 (whatsapp).
Serão 10 semanas de aulas práticas, iniciando 28 de março, e todo o material utilizado nos cursos é fornecido gratuitamente Foto: Tássia di Carvalho / Divulgação
O projeto A Arte Gerando Renda abrirá 150 novas vagas para oficinas gratuitas Tássia di Carvalho / Divulgação
O foco são moradores das comunidades cariocas, mas o projeto é aberto a todos Foto: Tássia di Carvalho / Divulgação

Comentários