Mais Lidas

MC Rael lembra das dificuldades antes do sucesso no funk: 'Virei adulto na marra pra ter meu sustento'

Cria do Morro da Providência, cantor que colecionou hits no auge da Furacão 2000, prometeu várias novidades para os fãs

MC Rael prometeu muitas novidades
MC Rael prometeu muitas novidades -
Nascido em São Gonçalo, Israel de Oliveira de Souza se mudou ainda na infância para o Morro da Providência, no Centro do Rio. Foi justamente na favela, com apenas 13 anos, que ele explodiu no mundo do funk como MC Rael, com o hit "Comunidades", cantando o nome de diversas favelas da cidade. Hoje, aos 31 anos, o cantor relembra o sucesso na Furacão 2000, fala sobre seus altos e baixos, e abre o jogo sobre as novidades na carreira.

Rael lembrou de algumas dificuldades que enfrentou durante a sua infância, antes de estourar na música.

'Eu vendia picolé para ajudar a família. Teve uma época em que eu fui engraxate, quando eu era criança. Tive que virar adulto na marra pra ter o meu sustento. Hoje eu vejo meus filhos com a idade que eu tinha, eu não deixo ir na esquina. Já eu andava pelo Rio de Janeiro, pra ter o meu sustento e morar sozinho", contou ele, que apesar de tudo, tentou estudar sempre que possível.

"Eu estudei sim. Depois de estourar na música, e antes eu estudei bem pouco. Quando eu ia pro colégio eu matava muita aula. Mas era difícil porque não tinha nem merenda", lembrou.
Com com apenas 13 anos MC Rael explodiu no mundo do funk com a música "Comunidades" - Arquivo pessoal / MC Rael / Divulgação
Apesar das dificuldades, o MC lembra com carinho das vivências na primeira favela do Rio.

"Minha relação com a Providência é uma das maiores que eu tenho na vida. É onde eu passei minha infância. Onde eu tive a transição do Israel para o MC Rael. Onde eu conheci o DJ Júnior, a MC Sabrina, que me abraçou desde novinho".

De forma sincera, Rael listou algumas adversidades que os moradores de favela enfrentam no dia a dia. Contudo, o artista fez questão de ressaltar que em meio aos problemas, tem uma coisa boa que se destaca.

"Se eu parar pra falar quais são as dificuldades, a entrevista vai ser só sobre isso. Mas vou falar uma coisa que a favela tem e que infelizmente é muito raro de você encontrar na pista. Todos os moradores se conhecem. Se tiver que ajudar, um vai ajudar o outro. Seja carregando um móvel ou dando uma xícara de açúcar. Mas pra falar das dificuldades, vamos de cara com o preconceito. Se o cara vai deixar um currículo, ele já chega em desvantagem pro carinha que mora em outro endereço. O favelado não tem um posto de saúde decente na comunidade, é raro de encontrar. Convive com o desempregado. Fora o tiroteio, abuso de poder e outras coisa", citou.
MC Rael é cria do Morro da Providencia - Divulgação
Sobre o gosto pelo funk, Rael contou que a inspiração veio de dentro da própria família, já que seu irmão era cantor

"Eu entrei no funk inspirado no meu irmão, o Menor da Providência. Ele explodiu bem antes de mim com o rap "É nós do Centro (Baile da Furacão)", que saiu do DVD da Furacão. Eu vim inspirado nele, só que a gente não se via. Eu era fã dele, mas ele era meu irmão. Quando a gente se viu, não tive a recíproca que eu esperava ter. Um apoio moral que fosse", confessou.

Ainda sobre sua família, o MC relatou que mesmo sendo muito novo, pôde contar com o apoio de sua mãe para seguir carreira no funk.

"Minha mãe e minha família sempre me apoiaram. Só gratidão. Minha mãe só ficava chateada porque eu sumia, mas me apoiou muito. Tudo que eu faço é em prol dela e dos meus filhos", citou ele, que é pai de um menino e duas meninas.

Se hoje em dia alcançar o público é algo muito mais fácil por conta da internet, nos anos 2000 a história era diferente. Por isso, MC Rael ressaltou a importância da equipe Furacão 2000, que impulsionou o funk carioca a partir dos anos 1990.

"A Furacão foi muito importante na minha vida. É o que eu falo muito, maldito são os ingratos. Era a Furacão que mostrava a gente na época. Naquele tempo as pessoas conheciam nossas músicas, mas era muito difícil conhecer nossa imagem. Então a Furacão conseguiu proporcionar esse reconhecimento pra todos nós. Da gente passar e a galera pedir pra tirar foto. E isso ajudou o nosso nome a ir pra outros estados também, com o programa de TV e os DVDs. Foi muito importante pra minha carreira e todo o movimento funk", avalia.

Autor de hits como "Morena", "Chama Ela Pra Dançar", "Ai Meu Peru" e "Vida Loka Consciente", MC Rael lembro com carinho de seu primeiro sucesso, que inclusive fez com que ele ficasse conhecido como MC das comunidades.

"É inexplicável como essa música caiu como uma luva na minha vida. Agradecer primeiramente a Deus e também ao meu paizão do funk Gil do Andaraí. Um cara que me presenteou quando eu era criancinha. Me levou no estúdio. E até hoje tá aí, uma música eterna como a do Cidinho e Doca [Rap da Felicidade]. E isso me levou a ser considerado o MC das comunidades. Tipo, Vila Kennedy é minha casa, assim como PPG, Santo Amaro. Lá na Vila Kennedy tem uma imagem enorme minha no muro, simulando eu, com meu nome e um menor engraxando um sapato. Choro toda vez que vejo. Já levei dois clipes pra lá", contou.

Com quase 20 anos de carreira, Rael vem acompanhado o crescimento do funk, e citou algumas mudanças que o gênero teve.

"Mudou muito. Não só o que a gente pregava antigamente com o que se prega hoje. Teve a evolução dos beats e instrumentais. A gente agia com o que tinha. Antigamente a aparelhagem era outra. Hoje tem auto-tune, e até quem não sabe cantar tá cantando. Antigamente era na raça. Um microfone, caixinha…", lembrou.

Apesar de todas as mudanças, na opinião do cantor, o funk continua sofrendo preconceito.

"Até hoje o funk sofre muito preconceito sim. O Poze é uma prova viva disso. O moleque é um artista do caramba, tá voando alto, mas ainda sofre com o preconceito, assim como outros artistas. Mas nada comparado a época em que eu vim. A todo a luta que a gente teve pra quebrar esse preconceito. Hoje a gente tá a milhão, até o Roberto Carlos sabe cantar funk também", disse ele.

Com diversas gravações de CDs e DVDs com a Furacão 2000, o MC acabou ficando afastado dos holofotes por um tempo. Rael explicou o que fez com que isso acontecesse.

"Muita coisa aconteceu na minha carreira. Tipo o funk mudando. Quando começou a evoluir, a gente tinha que fazer investimentos. E eu tive uma situação ruim com empresário. Tive que tirar do meu dinheiro para investir e ele com a mão fechado. No meio disso tinha família e filhos. Aí começou a ter um monopólio, e com isso os artistas que eram unidos começaram a se separar. Teve artista que começou achar que o funk era uma disputa, enquanto a gente pregava a união. Que unidos nós éramos imbatíveis", explicou
MC Rael colecionou hits no auge da Furacão 2000 - Divulgação
Deixando os problemas do passado para trás, o artista avaliou o atual momento de sua carreira.

"Minha carreira eu hoje considero estável, mas em constante evolução. Evoluindo a cada dia. A pandemia atrapalhou muita gente. A agenda fechou toda. Só Jesus sabe. Não só pra mim, que não tô no topo do jogo, mas pra muitos que estão em alta. Não foi fácil pra ninguém."

Por fim, MC Rael contou em primeira mão alguns projetos nos quais está trabalhando, prometendo muitas novidades para seus fãs.

"Como eu falei sobre evolução, tem muita novidade aí para os meus fãs. Muitos lançamentos fazendo barulho. Entre elas, tem uma música que vai ser lançada dia 10 de março, mas que já está fazendo barulho no TikTok e no Instagram. Se chama "Sentadão - Afro Beat", comigo e com o DJ Henrique da VK. Vai ser hit de verão do Rael, tenho certeza", disse ele, confessando, ainda, que planeja uma série de clipes inspirados em sua vida, na mesma pegada do clipe de "Dois Destinos", outro sucesso de sua carreira.

"Vou gravar tipo um filme em partes, uma minissérie no meu canal do YouTube. História 100% real da minha vida", prometeu.
MC Rael prometeu muitas novidades Divulgação
MC Rael foi engraxate e vendeu picolé durante a infância Divulgação
Com com apenas 13 anos MC Rael explodiu no mundo do funk com a música "Comunidades" Arquivo pessoal / MC Rael / Divulgação
MC Rael colecionou hits no auge da Furacão 2000 fotos Divulgação
MC Rael é cria do Morro da Providencia Divulgação

Comentários