Mais Lidas

Identidade LGBTQIA e vogue na periferia

Linguagem inclusiva, dança e muito mais

Inclusão LGBTQIA+ nas periferias
Inclusão LGBTQIA+ nas periferias -

Theuse Luz d'Pavuna tem 25 anos, identifica-se como uma pessoa NB e seus pronomes são ela/ele/elu. Nascida e criada nos subúrbios do Rio, Pavuna participou de diversos projetos nos bairros onde morou e acredita que o contato com a arte e o vogue tenha feito toda a diferença no seu reconhecimento enquanto uma pessoa trans.

Em 2021, Pavuna criou a Kiki House Of Bushidõ, uma casa de vogue, estilo de dança marcado pela reafirmação de identidade de gêneros e sexualidades. Atualmente a iniciativa reúne pessoas oriundas do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, e ainda pretende alcançar outros estados.

Sua ideia principal é trazer para esse espaço pessoas pretas, trans e periféricas de fora da cena da arte para disseminar seus conhecimentos junto do vogue. "Um olhar que seja fora desse aspecto dança, só de dançar. É sobre sentir, é sobre fazer arte, é sobre ser uma pessoa política. Uma bicha preta liderar um movimento como esse é grandioso". "Na House of Bushidõ eu sou sensei. Por me encarar como uma pessoa não binária, pra mim não faz sentido ser pai ou ser mãe".

Mona ou parceirinho

Theuse conta que é lida como uma bicha preta desde a infância, mas que não partiu dela a iniciativa de se ler assim. "Uma vez uma professora disse que eu parecia uma bichona. Eu nem sabia o que era ser uma bichona". Seu contato com a arte a fez questionar sobre as performances que as pessoas fazem todos os dias para se sentirem inseridas na sociedade. "Tem gente que vai me chamar de mona e tem gente que vai me chamar de parceirinho, e tudo bem", observa.

No estudo sobre a Ballroom - comunidade criada nos anos 70 para evidenciar as produções artísticas independentes de pessoas pretas, LGBTQIA e de periferia -, elu conseguiu perceber que existiam outros corpos como o seu dentro dos espaços em que sempre viveu e que precisava se aproximar dessa galera para se reconhecer e renascer. "Pra mim, me identificar como uma pessoa não binária é sobre largar o que me foi imposto para que eu possa ser eu em vida", afirma a artista.

Você sabia?

identidade de gênero é a forma como a pessoa se reconhece socialmente. Homem, mulher, nenhum dos dois? É isso mesmo.

cis é a pessoa que se identifica com a identidade de gênero que lhe foi atribuída ao nascer, ao contrário de uma pessoa trans. E se você não sabe o que é cis, provavelmente você é.

guarda-chuva é o termo que abrange outras identidades dentro do mesmo aspecto. Ex: não binário é um termo guarda-chuva porque dentro da comunidade não binária existem muitas outras identidades de gênero.

Comentários