Mais Lidas

Abram as cortinas: Teatro em Japeri

Grupo Código, no qual moradores mostram que a região não é apenas as dores que a mídia exibe, mas, sim, um lugar de potência

Grupo Código
Grupo Código -

Em 2005, artistas participantes do projeto Tempo Livre, do Sesc Rio, em parceria com o Grupo Nós do Morro, decidiram levar para Japeri a primeira companhia de teatro da cidade. Assim, surgiu o Grupo Código, no qual moradores mostram que a região não é apenas as dores que a mídia exibe, mas sim um lugar de potência, hoje atuando em três frentes: Companhia profissional, Oficina Teatral e Espaço Cultural Código.

A atual gestão é formada por uma nova geração de voluntários, como o jovem Patrick Lima, de 23 anos, que ocupa a função de coordenador de comunicação. Para ele, que integrou o grupo em 2018, o grande impacto da companhia está na democratização da cultura e valorização dos japerienses "Nós acreditamos que impactamos muito na autoestima de Japeri. A mídia nunca espera que existam pessoas criando cultura, jovens que estão buscando fazer arte. A cidade é efervescente", afirma Patrick.

Todas as atividades e espetáculos oferecidos pelo Grupo Código são gratuitos. Para o segundo semestre a iniciativa já está com inscrições abertas para oficinas de teatro (infantil e adulto) e conta com o apoio de editais de incentivo para manter suas atividades.

Comentários