Em 2005, artistas participantes do projeto Tempo Livre, do Sesc Rio, em parceria com o Grupo Nós do Morro, decidiram levar para Japeri a primeira companhia de teatro da cidade. Assim, surgiu o Grupo Código, no qual moradores mostram que a região não é apenas as dores que a mídia exibe, mas sim um lugar de potência, hoje atuando em três frentes: Companhia profissional, Oficina Teatral e Espaço Cultural Código.
A atual gestão é formada por uma nova geração de voluntários, como o jovem Patrick Lima, de 23 anos, que ocupa a função de coordenador de comunicação. Para ele, que integrou o grupo em 2018, o grande impacto da companhia está na democratização da cultura e valorização dos japerienses "Nós acreditamos que impactamos muito na autoestima de Japeri. A mídia nunca espera que existam pessoas criando cultura, jovens que estão buscando fazer arte. A cidade é efervescente", afirma Patrick.
Todas as atividades e espetáculos oferecidos pelo Grupo Código são gratuitos. Para o segundo semestre a iniciativa já está com inscrições abertas para oficinas de teatro (infantil e adulto) e conta com o apoio de editais de incentivo para manter suas atividades.
Covid-19: Volta Redonda amplia 4ª dose ...
Covid: Rio registra 3,4 mil novos casos ...
Sergio Pérez conquista pole na Arábia ...
Spotify anuncia interrupção de serviç...
John Kennedy foi multado pelo Fluminense...
Polícia Militar prende criminoso em fla...