Mais Lidas

Naves do Conhecimento capacitam alunos pro plano de voo profissional

Espaços oferecem cursos presencial e online na área de tecnologia e inovação

Maria dos Santos Silva, de 74 anos, mora no Complexo da Maré e é aluna da Nave do Conhecimento de Madureira
Maria dos Santos Silva, de 74 anos, mora no Complexo da Maré e é aluna da Nave do Conhecimento de Madureira -
Você quer trabalhar na área de tecnologia e inovação, mas não tem acesso à formação técnica por cursos, palestras e oficinas? Uma das opções é embarcar em uma das Naves do Conhecimento, que mudam a vida de pessoas de todas as idades em polos presenciais de capacitação nas zonas Norte (Nova Brasília, Madureira, Triagem e Engenhão) e Oeste (Vila Aliança) da capital - as unidades de Santa Cruz e Padre Miguel (ambas na Zona Oeste) estão oferecendo cursos à distância.
Cria do Complexo do Alemão e moradora de Inhaúma, a aluna Letícia Faleia, de 26 anos, conheceu a Nave de Nova Brasília, ainda no Ensino Médio, através de um anúncio sobre inscrições do curso gratuito de Fotografia. Ela se interessou logo de cara, pois queria aprender a fotografar e seguir carreira na profissão.
"Sempre gostei muito de tecnologia. Fiz o curso de Photoshop e através dele tive contato com o universo da Apple, o qual me apaixonei. Depois que terminei o curso de Photoshop, me convidaram para trabalhar como monitora no curso de Fotografia. Tornei-me também monitora do curso de WebDesign. Sou eternamente grata à Nave, por tudo que ela me proporcionou, por me mostrar o que eu era e o que eu podia ser", revela Letícia, que cursa faculdade de Ciência da Computação, e hoje trabalha com desenvolvimento iOS e na criação de conteúdos.
Além das turmas Fotografia para Produto e Colorindo no Photoshop, as Naves oferecem outros temas, como Introdução ao Marketing Digital; Linguagem SQL; Ferramentas Digitais; Introdução ao Design Gráfico: Inkscape; Software Livre: Linux; Produção de Storyboard; Mercado de Trabalho e Currículo; Informática Básica; Creative Cloud; Redes Sociais para Empreendedores; Stop Motion; Aprenda a Utilizar o Instagram; Introdução à Impressão 3D; e Criação de Aplicativos para Android.
A também aluna Maria dos Santos Silva, de 74 anos, é moradora da Vila do Pinheiro, no Complexo da Maré, e conta que embarcou na Nave "pois não queria ser uma excluída digital". "Minha neta Thaís estava procurando um curso e viu que teria uma aula de Informática Básica Sênior em Madureira. Ela me perguntou: 'Vó, você vai?' Aí eu respondi: 'Sim!' Foi quando ela me inscreveu pela internet", revela Maria, que saiu de João Pessoa-PB aos 19 anos para morar no Rio, onde casou, teve filhos, netos e bisnetos.
A meta de Maria é alcançar sua independência digital e conseguir navegar na internet com facilidade para adquirir novos conhecimentos. O que antes era difícil, pois não dominava as ferramentas tecnológicas. "Sobre minha primeira aula, eu nunca mexi em computador como na Nave. Gostei de tudo! Eu não sabia nada! A professora é excelente, muito paciente! Vou finalizar esse curso e me inscrever em outros", acrescenta.
Outro exemplo de superação, determinação e força de vontade para conquistar seu espaço é o do ex-aluno Jefferson Pereira, de 44 anos. Antes de trocar a Zona Norte (Cascadura) pela Oeste (Sulacap), o carioca passou pelas Naves de Irajá, Triagem e Madureira, onde durante dois anos fez diversos cursos.
"Eu estava passando por um momento muito difícil, tinha acabado de ficar desempregado. Eu era o chefe de família e tinha uma filha pra sustentar. Conheci a Nave do Conhecimento, que me ajudou a me especializar e a voltar para o mercado de trabalho. Eu ia a pé de Cascadura para Madureira porque não tinha dinheiro nem para a passagem, mas precisava fazer algo para mudar a minha história", relembra.
Jefferson começou no curso de Inglês, na Nave de Madureira, em 2012. Em seguida, se capacitou em Suporte e Manutenção, Infraestrutura, Educação de Tecnologia da Informação (T.I.) e Segurança Cibernética. Atualmente, trabalha como analista de dados - profissional de T.I. - e é empresário do ramo de inteligência artificial e engenharia de dados, com foco em desenvolvimento de sistemas.
"Além dos cursos eu ficava em torno de quatro horas estudando no espaço de lantable, porque eu não tinha condições de estudar na minha casa. Após oito meses fazendo vários cursos na Nave, eu consegui voltar pra o mercado de trabalho e me reerguer. Hoje eu tenho um ótimo emprego e minha empresa. Tudo isso graças ao projeto que foi um diferencial na minha vida", celebra Jefferson.
Inscrições abertas
As Naves oferecem quatro mil vagas em cursos gratuitos (presenciais e online) nas áreas de tecnologia, informática e empreendedorismo, além de palestras e oficinas. Inscrições presenciais acontecem somente nas naves do Engenhão, Madureira, Triagem, Vila Aliança e Nova Brasília. Para ter acesso ao cronograma completo e fazer a inscrição, basta acessar o site www.navedoconhecimento.rio. A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia tem a meta de reativar ainda nesse semestre mais quatro Naves para aulas presenciais: Irajá e Penha, além das duas já citadas que atualmente contam com cursos à distância (Santa Cruz e Padre Miguel).
"Quando reassumimos esses equipamentos, nos deparamos com um estado de abandono. Equipamentos que podem mudar a vida de tantas pessoas estavam relegados ao descaso e fechados ao público. Reassumimos a gestão das Naves do Conhecimento e um dos nossos pontos focais foi a reformulação do conteúdo da programação oferecido nesses equipamentos. Queremos transformar as naves em polos de capacitação na área de tecnologia e inovação. Para isso é preciso preparar as pessoas de acordo com o que o mercado de trabalho necessita e oferece hoje", explica Willian Coelho, secretário Municipal de Ciência e Tecnologia.
Maria dos Santos Silva, de 74 anos, mora no Complexo da Maré e é aluna da Nave do Conhecimento de Madureira Patrícia Dantas / Divulgação
Jefferson Pereira, de 44 anos, foi aluno das Naves de Irajá, Triagem e Madureira Antônio Marcos / Divulgação

Comentários