Mais Lidas

Páscoa com recheio de solidariedade

Confira algumas iniciativas mobilizadas para fazer a alegria da criançada nesta época do ano

Páscoa
Páscoa -

Independentemente dos significados religiosos, que ficam por conta de cada família, a Páscoa é um momento mágico para muitas crianças. Mas existem pessoas em situação de vulnerabilidade e que não teriam a possibilidade de presentear seus filhos com os simbólicos chocolates se não fossem as campanhas de doações promovidas por coletivos e organizações territoriais.

Cidade de Deus

A Ong Nóiz, em parceria com a empresa Retornar, distribuiu nesta semana 1.000 ovos para diferentes territórios da Cidade de Deus. "Cada olhar, cada sorriso, a sensação era de que elas estavam sonhando. Uma das crianças me disse que era o único chocolate dela, isso emociona a gente", disse André Melo, presidente da ONG. Ainda, quatro creches da região também receberão os ovos e farão uma festinha.

Associação de Mulheres de Itaguaí

Pelo segundo ano a Páscoa Solidária, uma mobilização para apadrinhamento de doações de barras de chocolates no valor de R$ 3,49, atendeu as comunidades do Brisamar, do Engenho e do Morro do Carvão. "Atingimos a marca de 600 barras e conseguimos atender crianças que durante todo o ano passaram perrengues. Como somos uma cozinha solidária, conseguimos mapear essas famílias em extrema vulnerabilidade", explica Anna Paula Sales, presidente da associação.

S.O.S Vila Vintém

O coletivo da Zona Oeste vai adoçar o domingo das crianças com a distribuição de 240 chocolates. "Queremos com essa ação arrancar risos e esperança de um futuro melhor para cada um deles e delas", comenta Davi Gomes, presidente do projeto.

Comunidades do Acari, Caju
e Vila Vintém contempladas

A ONG Favela Mundo voltou para o modelo presencial depois de dois anos no formato de lives e contou com muitas brincadeiras, diversão, músicas e distribuição de chocolates para 900 crianças e adolescentes da Cidade de Deus, Caju e Acari atendidas pela organização. As comemorações aconteceram nos dias 13 (Cidade de Deus e Acari) e 14 de abril (Caju).

"As festas são importantes para a integração entre alunos e as suas famílias. A visita do coelho é um dos momentos mais aguardados pelas crianças que ficam encantadas ao verem e receberem das mãos dele sua lembrança de Páscoa", aponta Marcello Andriotti, fundador da ONG Favela Mundo.

Niterói

Ocupação Cultural e Artística do Viradouro - a OCA, criada por mulheres negras do Complexo do Viradouro, é um movimento que surgiu de uma ocupação policial iniciada em 2020. Para essa Páscoa, promoveram uma festa no Morro da União Duaçu, distribuindo mais de 100 caixas de bombons. As doações ainda podem ser feitas na Barbearia Azul (Estrada Gal. Castro Guimarães, 382), no Largo da Batalha.

Páscoa Mario Grave / Divulgação
Páscos Rodrigo Picorelli / Divulgação

Comentários