Mais Lidas

Sucesso no TikTok, DJ Lafon do MD rebate preconceito contra o funk: ‘Relatar o cotidiano não é apologia’

Cria do Morro Menino de Deus, artista é o criador do hit "Vapo Vapo na Tcheca Tcheca", que é sucesso nas festas do BBB 22 e nas redes sociais

DJ Lafon do MD é um dos MCs da Tropa do Poze
DJ Lafon do MD é um dos MCs da Tropa do Poze -
Pai aos 16 anos, Rafael Gomes Rodrigues teve que largar os estudos para buscar o sustento da primeira filha. Cria do Morro Menino de Deus, em São Gonçalo, diante das dificuldades, o jovem viu no funk a oportunidade de mudar de vida, virou o DJ Lafon do MD e hoje colhe os frutos da escolha que fez. Criador do hit Vapo Vapo na Tcheca Tcheca, que é sucesso no TikTok, aos 23 anos e pai de três filhos, o artista viu a sua música sendo tocada no BBB 22, maior reality show do Brasil.

"Foi demais, porque eu realmente não esperava essa proporção! Foi incrível ver minha família e amigos de trabalho me mandando vídeos. Me emocionei muito. De verdade !", contou ele.
Apesar do sucesso de hoje em dia, Lafon, que começou a dar seus primeiros passos como DJ em 2014, quando tinha 16 anos, conta que enfrentou diversas dificuldades no seu início de carreira, justamente por ser de favela.

"Muito preconceito. Por eu ser de comunidade, pra tocar mas casas de shows era meio complicado. Mas graças a Deus, que me abençoou, hoje em dia faço show em quase todas as casas", contou ele, que hoje em dia mora no bairro Jockey, também em São Gonçalo.

Sobre ter crescido no Morro Menino de Deus, Lafon opinou sobre o que o local mais carece.

"Lá na comunidade falta de tudo um pouco. Saneamento básico, área de esporte e lazer, cursos profissionalizantes…", listou ele.

Para não desistir dos sonhos, o DJ conta que contou com a ajuda dos pais, seu Fabiano e a dona Rosimar.

"Meus pais me apoiaram muito. Meu pai meio que me embarreirava de ir pros bailes no começo, mas não era por mal. Tinha muito tiroteio na comunidade. Mas quando ele viu que eu estava atrás do meu sonho ele me apoiou 100%. Minha mãe nem se fala! Sempre me apoiou nos piores momentos e nos melhores. Ela merece o mundo", lembrou o DJ, que disse que o apoio dos pais também foi essencial quando ele descobriu que seria pai aos 16 anos.

"Foi uma experiência muito boa pra mim. Quando eu tive a minha primeira filha, a Nicole, graças a Deus meus pais me ajudaram muito. Porque é uma experiência muito doida. Do nada chega um filho? Eu fiquei maluco da cabeça. E na época eu não tinha música estourada, não tocava quase em lugar nenhum. Tava começando a me engajar nessa carreira de DJ”, contou, ressaltando a importância da música em sua vida.

"A música foi muito importante na minha vida. Foi através dela que eu consegui ganhar meu primeiro dinheirinho tocando ali nas comunidades, fazendo as minhas montagens. E desse dinheiro eu consegui alugar uma casa e criar a minha filha, com a ajuda da minha mãe e do meu pai. Aí logo depois já veio o segundo filho. Nessa época eu já tava fazendo uns bailes, tocando em mais comunidades. Isso logo no começo da pandemia”, disse ele, que é pai da Nicole, de 7 anos, do Nicolas, de 4, e da pequena Laura, de apenas 3 anos.
Pai de três filhos, DJ Lafon do MD foi pai pela primeira vez aos 16 anos - Reprodução
Sobre o seu maior hit, a música Vapo Vapo na Tcheca Tcheca, em parceria com o MC Leon, DJ Lafon ressaltou a importância do TikTok, rede social em que a canção já soma mais de 23 milhões de visualizações.

“Hoje o Tik Tok é como se fosse a rádio FM e a TV. Todos estão conectados e você não precisa pagar por isso. Caiu no gosto popular. Hoje é com certeza uma das principais vias de divulgação do meu trabalho e dos amigos de profissão”, disse ele, que viu um outro hit seu, a música Sucessada do Neymar, em parceria com os MCs ANJIN, Beatriz, Leon e Vick, sendo repostada pelo próprio Neymar e por Richarlison, jogadores da seleção brasileira.

“Se foi o máximo ver muita gente dançando Vapo Vapo, imaginem minha emoção vendo Neymar e Richarlison repostando uma produção minha! Fiquei em êxtase!”, contou ele, que já viu até Gabigol e Arrascaeta, jogadores do Flamengo, comemorando um gol com a dancinha de sua música.

“Não só os jogadores de futebol, como muitos artistas e cantores fizeram a dancinha criada pelos tiktokers Rei Mago e Reizin, lá de Itaboraí. Isso me fez ver que há uma luz no fim do túnel e que a favela ainda tem vez nesse país”, celebrou.

Lafon também é um dos DJs da Tropa do MC Poze, um dos maiores nomes do funk e do trap no país. O artista falou sobre a experiência de trabalhar com ele.

"Bom demais trabalhar com o 'Supremo'. Tá me fazendo alcançar diversos públicos, fazendo minha imagem crescer cada vez mais.”
DJ Lafon do MD é cria do Morro Menino de Deus, em São Gonçalo - Reprodução
O DJ também falou sobre as acusações de apologia ao crime que Poze recebeu no passado, fazendo um alerta para o preconceito que o funk ainda enfrenta.

“Com certeza o funk ainda sofre preconceito. Mas só quem mora em comunidade carente entende que relatar o cotidiano não pode ser classificado como apologia”, opinou.

Por fim, DJ Lafon do MD contou que está focado para em breve lançar novos hits.

“O que eu posso adiantar para vocês é que vem muitas novidades, eu praticamente não saio mais de dentro do estúdio. Tem muita coisa no forno . E se Deus permitir , teremos mais hits por aí!”

DJ Lafon do MD é um dos MCs da Tropa do Poze Divulgação / Roda de Funk Oficial
DJ Lafon do MD é cria do Morro Menino de Deus, em São Gonçalo Reprodução
DJ Lafon do MD faz sucesso no TikTok Reprodução
DJ Lafon do MD Divulgação / Roda de Funk Oficial
DJ Lafon do MD é o criador do hit 'Vapo Vapo na Tcheca Tcheca' Divulgação / Roda de Funk Oficial
DJ Lafon do MD Divulgação / Roda de Funk Oficial
DJ Lafon do MD Divulgação / Roda de Funk Oficial
Pai de três filhos, DJ Lafon do MD foi pai pela primeira vez aos 16 anos Reprodução

Comentários