Mais Lidas

Com muito quadradinho, Irmãs Metralhas lançam música nova e prometem novidades: 'Na pegada que a galera gosta'

Ex-integrantes do Bonde das Maravilhas, dupla é cria da comunidade Coronel Leôncio e soma milhares de seguidores nas redes sociais

Renatinha e Rafaela já lançaram música nova como
Renatinha e Rafaela já lançaram música nova como "Irmãs Metralhas" -
"As Irmãs Metralhas vêm lançando um jeito novo." Quando tocava essa parte, todo mundo já se preparava para lançar o quadradinho de oito imitando Rafaela e Renatinha, dupla que fez muito sucesso com o Bonde das Maravilhas. O hit Aquecimento das Maravilhas é de 2013, mas esse trecho serve perfeitamente para expressar uma nova fase na vida das duas, que aproveitando o apelido da época do grupo, lançaram um projeto em família. Crias da comunidade Coronel Leôncio, em Niterói, as duas relembraram o sucesso no funk e falaram sobre as novidades, incluindo músicas inéditas, uma delas já lançada.

Renata Maciel, hoje com 23 anos, conta como surgiu o apelido Irmãs Metralhas, citado em diversas músicas, e que hoje dá nome à nova empreitada da dupla.

"Nós somos irmãs mesmo, de sangue. O nome "Irmãs Metralhas" surgiu por conta disso mesmo. E porque somos muito unidas", disse ela.

Rafaela Maciel, 25 anos, conta como foi a vivência na Coronel Leôncio, onde elas moram por bastante tempo.

"A gente nasceu na Coronel Leôncio. Fomos nascidas e criadas lá. E quando a gente começou a dançar, dois anos depois, se eu não me engano, a gente se mudou. Quando saí da Coronel, eu tinha uns 15 anos, e a Renata tinha uns 13. Tem uns 10 anos que a gente saiu de lá, mas continuamos frequentando a comunidade até hoje", conta.

Renatinha Maravilha lembra bem qual era a principal dificuldade de se viver na Coronel, que por sinal, é a mesma enfrentada por moradores de diversas favelas do Rio. Muito nova na época, a dançarina cita também a falta de opções de lazer para as crianças.

"As maiores dificuldades eram os tiroteios. Tinha bastante. Já o que mais faltava, hoje em dia eu não acho isso, mas quando morava lá, eu era bem novinha e acho que faltava projetos, parquinhos, essas áreas de lazer pras crianças", lembra ela.
Rafaela Maciel e Renata Maciel são as "Irmãs Metralhas" - Divulgação / DMGLOBO ASSESSORIA
Apesar das adversidades, Rafaela se recorda com muito carinho das coisas boas que viveu na Coronel.

"Acho que os principais aprendizados foram as amizades. Eu jogava bola no campo, queimado... Sinto muita falta disso tudo, dessas brincadeiras. Quando eu boto a cabeça no travesseiro e vem o passado, eu lembro que era muito feliz na Coronel", diz Rafaela.

Conhecidas por suas coreografias ousadas, como o espaguete que elas fazem em Brincadeira Das Maravilhas, as Irmãs Metralhas começaram a dançar funk bem cedo, já que o gênero é sucesso nas favelas.

"Foi desde pequeninha mesmo. No caso, minha irmã começou a dançar no grupo e eu me espelhava muito nela. Como eu também gostava muito de dançar, passei a dançar também", explica Renata.

Se hoje fazer sucesso dançando funk na Internet é algo comum, há quase 10 anos atrás isso não era tarefa fácil. Contudo, em 2013, as cinco meninas do Bonde das Maravilhas explodiram para todo o Brasil ao lançarem o vídeo de Aquecimento, que em apenas duas semanas alcançou 4,5 milhões de visualizações no YouTube. Rafaela lembra como surgiu a ideia de formar o grupo.

"Foram de algumas meninas. Elas me chamaram pra gravar vídeo. A gente gravou e as pessoas até achavam que a gente fazia shows. Mas no começo a gente não fazia ainda, só gravava os vídeos. A gente se conhecia, mas ainda não éramos amigas. Nos víamos na escola, mas ainda não nos falávamos muito. A gente começou a se falar e virar amiga depois que formou o Bonde", lembra Rafaela.

Com o sucesso imediato, o Bonde das Maravilhas virou uma febre e fez shows em diversos lugares. Com carinho, Renata lembra das experiências mais legais que viveu com o grupo.

"A coisa mais legal que a gente viveu no grupo foram as viagens. Porque a gente conheceu muitos lugares. A gente foi em praticamente todos os estados do país, faltaram uns três ou quatro pra gente conhecer. E a gente viajou também pra fora do Brasil, então isso foi muito legal"
Antiga formação do Bonde das Maravilhas - Divulgação
Apesar das "Irmãs Metralhas" terem saído, o Bonde das Maravilhas segue existindo. Rafaela conta o que fez com que elas deixassem o grupo.

"A gente decidiu sair porque não estávamos satisfeitas com o jeito que as coisas estavam acontecendo. Porque de fora todo mundo fala, mas ninguém sabe o que acontece por dentro do Bonde. Então a gente não tava satisfeita com muita coisa e decidimos sair. E tem pouco tempo que a gente saiu."

Apesar de terem deixado o Bonde, as duas irmãs mantêm uma boa relação com as integrantes.

"Sim, a gente possui uma boa relação com as meninas do Bonde, só se afastou, né? Acho que todas que passaram pelo grupo meio que acabam se afastando. Mas quando a gente se vê, conversamos normalmente. A gente possui uma boa relação sim", explica Renata.

Com diversos hits, como Super Poder, em parceria com Nego do Borel, e Performance das Maravilhas, com MC Maneirinho e DJ Batata, o grupo marcou época pelo jeito único de dançar. Com muito carinho, Rafaela fala da sensação de ver que mesmo depois de tanto tempo, as músicas do grupo continuam agitando as festas.

"A gente quando vê os famosos dançando a coreografia do Bonde, ainda mais a nossa parte, eu fico muito feliz. Porque isso mantém a gente mais viva. Quando a gente pensa em desistir, vemos a galera dançando muito ainda. Aonde você vai, qualquer baile ou casa de show que toca a música, chega a nossa parte é aquela movimentação toda. É muito gratificante."

Novo projeto

De forma individual, as duas irmãs já faziam sucesso nas redes sociais. Rafaela, por exemplo, soma quase 320 mil seguidores no Instagram. Já Renata, depois de ter uma conta com 405 milbseguidores derrubada na rede, já possui 50 mil em uma nova. O grande número de fãs foi algo essencial para que elas decidissem investir em um novo projeto.

"Eu (Renata), já saí do grupo e entrei várias vezes. Dessa última vez eu consegui continuar com o projeto "Irmãs Metralhas". Porque nós duas tínhamos muitos seguidores, já tínhamos um nome. Aí eu achei legal a gente continuar. Porque os nossos fãs gostam muito de conteúdo. E quando a gente não tem um projeto, acaba sumindo um pouco das redes sociais. Então, ter um projeto é bom pra todo mundo. É bom pra gente e pros fãs que gostam", explica Renata, sendo completada pela irmã:

"A gente sempre foi uma dupla assim dentro do Bonde, por ser conhecida como "Irmãs Metralhas", mas a gente não foi oficialmente uma dupla fora. Aí o desejo de lançar esse projeto foi de tentar seguir uma carreira, também por conta dos fãs, que imploravam pra gente voltar pro Bonde. Perguntavam se a gente ia voltar e tals. Na verdade, eles não queriam que a gente desistisse de dançar. Independente de voltar pro Bonde ou não, eles não queriam ver a gente parada. Então a gente conversou e combinamos de tentar seguir com esse projeto novo".
Renatinha e Rafaela são irmãs de sangue - Divulgação / DMGLOBO ASSESSORIA
Justamente por ter tanto apoio dos fãs, as artistas contam que não tiveram medo de apostar em uma nova empreitada.

"A gente não ficou com medo, não. Inclusive, a gente não ficou com medo nenhum. A gente gosta muito de dançar. Então, eu acho que continuar foi a melhor escolha", conta Renata.

Apostando 100% no novo projeto, as Irmãs Metralhas lançaram na última segunda-feira uma música inédita, em parceria com o DJ Biel do Anil, chamada Quadradinho de Milhões, uma referência à famosa coreografia que marcou época no mundo do funk com o Bonde das Maravilhas.

"Essa música nova tá bem na pegada que a galera gosta, de quadradinho. A gente tá elaborando ainda uma coreografia, mas sabemos que o quadradinho não sai da gente. É raiz! Porque tem umas pessoas que falam: "Chega, já deu de quadradinho." Aí toca uma música que combina com o quadradinho, aí tá lá a mulher fazendo. E a gente deixa bem claro que no nosso show, nas músicas também, que não são todas as que vão ter. Mas o quadradinho não vai sair da gente. Vamos continuar nessa pegada. A gente também é conhecida na rua assim. O pessoal fala: Olha lá aquela menina do quadradinho. É show!", diz Rafaela rindo.

Falando em quadradinho, os passinhos de dança tão mais em alta do que nunca por conta do TikTok, e as dançarinas pretendem aproveitar isso, prometendo uma música nessa pegada.

"Sim, a gente pretende surfar nessa onda. Inclusive, a gente já até gravou uma música pra TikTok que vai ser lançada em breve. Porque a gente tá querendo lançar música de 15 em 15 dias, ou até antes. Vai depender das gravações, das produções e tudo mais. Mas a gente já gravou e tá show de bola, espero que todo mundo goste", conta Renatinha.

Animadas, as Irmãs Metralhas prometem muitas novidades. Rafaela confessa que a agenda de shows já está bombando, e que elas só não caíram na estrada ainda porque ela está grávida

"Vem muita coisa nova com certeza. A agenda de shows também tá bombando. A gente só não tá fazendo show agora porque eu tô gestante, mas a gente faz presença vip, já tem algumas marcadas. Tem viagem e até show marcado também. E se não fosse por conta da gravidez, a gente já estaria viajando e fazendo muitos shows por aí. Porque muito contratante vê que eu tô grávida, e tá só esperando eu ganhar meu bebê pra gente começar os trabalhos. Mas a nossa agenda tá de pé, tá firme e a gente vai cumprir tudinho", encerra Rafaela, bem animada.
Renatinha e Rafaela já lançaram música nova como "Irmãs Metralhas" Divulgação / DMGLOBO ASSESSORIA
Renatinha e Rafaela são irmãs de sangue Divulgação / DMGLOBO ASSESSORIA
Renatinha e Rafaela ficaram conhecidas como "Irmãs Metralhas" na época do "Bonde das Maravilhas" Divulgação / DMGLOBO ASSESSORIA
Rafaela Maravilha soma mais de tem quase 320 mil seguidores no Instagram Divulgação / DMGLOBO ASSESSORIA
Rafaela Maciel e Renata Maciel são as "Irmãs Metralhas" Divulgação / DMGLOBO ASSESSORIA
Depois de ter uma conta com 405 mil seguidores desativada no Instagram, Renatinha Maravilha já possui uma nova com 50 mil Divulgação / DMGLOBO ASSESSORIA
Antiga formação do Bonde das Maravilhas Divulgação

Comentários