Mais Lidas

Do Jardim Catarina para Orlando

Renan Ottoni, de 15 anos, é uma revelação do Jiu-Jitsu

Renan Ottoni
Renan Ottoni -

A trajetória de um menino de 15 anos pode alavancar de acordo com as referências que estão à sua volta. É o que aconteceu com Renan Ottoni, de 15 anos, quando passou a assistir o primo Jeferson Ottoni, que é lutador de Jiu-Jitsu, praticar o esporte. O adolescente foi convidado a fazer uma aula experimental na academia onde o primo era professor e passou a dividir sua rotina entre escola, treino e lazer, em pouco tempo percebeu que essa dedicação dava resultado. O avanço no esporte foi nítido, em pouco tempo Renan começou a se destacar em campeonatos regionais e estaduais, chegando a ser convidado a integrar uma das equipes de Jiu Jitsu kids mais importantes no Rio de Janeiro.

"Treinei na Academia Alliance Leblon durante anos, e a partir daí fui participando de campeonatos maiores como o Sul Americano Crianças (IBJJF), Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu (CBJJ), Campeonato Estadual e Campeonato Carioca. Foi quando eu realmente vi que dava para me tornar um lutador profissional de Jiu-jitsu. Continuo persistindo e correndo atrás do meu sonho", afirma o jovem atleta.

Renan é jovem mas já traz junto dele muitos troféus. Sua capacidade de se concentrar em momentos de tensão, experiência técnica na arte marcial e incentivo intenso da família fizeram com que se tornasse Tricampeão do Pan-americano Kids na Califórnia. Atualmente, o atleta foi convocado para os jogos que irão acontecer em Orlando, nos Estados Unidos, com grandes chances de defender o título e levar para o Jardim Catarina mais uma vitória.

Próxima parada:
Pan-Americano Kids, EUA

Os desafios não deixam de aparecer para jovens como Renan, mas isso não quer dizer que não exista um jeito de superá-los. Pensando assim, amigos e familiares do atleta se uniram em uma rifa para arrecadar dinheiro e custear sua viagem para o Pan Kids, que vai acontecer no fim de julho.

Junto com a Icon Jiu-jitsu, equipe internacional com núcleos espalhados pelo mundo, inclusive em São Gonçalo, onde é liderada pelo professor Fabiano Figueiredo, Renan pretende usar o dinheiro para arcar com os custos referentes a passagens, estadia e alimentação. A rifa, que se encerrou até o fechamento dessa matéria, é uma forma de preencher a falta que é ter um apoio ou patrocínio.

"A família tem uma importância inicial fundamental, porém a criança não tem como avançar sozinha e o Jiu-jítsu é muito caro. Se não houver o incentivo externo, não dá para o Atleta Kids se movimentar. A única forma de garantir esse reconhecimento é através de parceiros que nos acompanham nessa caminhada", garante Fabiano, que pratica o esporte há mais de 20 anos e há 5 é professor de Renan.

A equipe e a família do atleta seguem contando com doações. Caso queira colaborar, basta entrar em contato através do número (21) 994050021,que também é chave pix, ou pelo Instagram @renandocarmoo.

 

Comentários