Mais Lidas

Intervenção artística no ALEMÃO

Intervenção artística foi feita por mulheres nos locais de educação, leitura e arte

 Creche Estrelinha e a Biblioteca Thalita Rebouças
Creche Estrelinha e a Biblioteca Thalita Rebouças -
Uma intervenção artística, feita por mulheres, em um local que junta educação, leitura e arte. Isso aconteceu no Complexo do Alemão, no espaço que abriga a Creche Estrelinha e a Biblioteca Thalita Rebouças. Através da Rede Nami, e com fomento do Fundo Nami Marielle Franco, que apoia projetos com materiais de desenho, pintura e grafite, a fachada da biblioteca se transformou em um mural artístico. A parede do espaço infantil, que antes era cinzenta, ganhou cores pelas mãos das artistas Vanessa Silva, Larissa Brasil, Maya e Patrícia Santos, inspiradas na obra "Da minha Janela", de Otaviano Junior. Ganhador do Prêmio Jabuti em 2021, Otaviano é conhecido como Livreiro do Alemão, além de ser cocriador de um clube literário, fundado na pandemia, que resultou na criação da biblioteca.
O local revitalizado recebeu as mesmas cores que vibram no cotidiano das crianças atendidas pela creche, fundada há mais de 30 anos pela pedagoga Tia Rosângela, como é carinhosamente conhecida na localidade.
A iniciativa surgiu de sua própria demanda: uma mãe, que, interrompendo suas atividades profissionais, se atentou a uma realidade que permeia muitas moradoras de favela como ela. E a tia Rosângela não queria apenas "olhar" essas crianças, mas ir além.
"Com meu trabalho queria mostrar que a educação é base de tudo, e ela precisa ser integrada, e que a criança precisa também de acolhimento para que essas mães possam recuperar o protagonismo que merecem em suas vidas", contou.
Carolina Marinho, filha da pedagoga, jornalista e educadora que administra o espaço junto com a mãe, relata como é o dia a dia, além da alfabetização.
"Programo as atividades pensando a questão do letramento racial, empoderamento de raça e gênero e estímulo literário. As crianças, com idade de 0 a 5 anos, passam o dia aqui e fazem aulas de yoga, psicomotricidade, e têm acesso a atividades lúdicas, como contação de histórias. A partir dos 6 anos, podem participar das atividades, após horário escolar, tendo também aulas de reforço", explica.
Elas seguem em busca de parcerias para manter a alimentação das crianças e continuar transformando vidas com educação e afeto.
Creche Estrelinha e a Biblioteca Thalita Rebouças Carolina Marinho / Divulgação
Creche Estrelinha e a Biblioteca Thalita Rebouças Carolina Marinho / Divulgação
A Creche Estrelinha e a Biblioteca Thalita Rebouças, ambas no Alemão, ganharam um colorido todo especial fotos Carolina Marinho / Divulgação

Comentários