Mais Lidas

Maré recebe exposição fotográfica gratuita

O lançamento será na próxima sexta-feira (19), Dia Mundial da Fotografia

quilombo São Raimundo em Alcântara , Maranhão
quilombo São Raimundo em Alcântara , Maranhão -
Tem afeto na favela e tem afeto em forma de fotografia também. É o que pretende mostrar a exposição fotográfica: AFETOS - Favela, Aldeia e Quilombo, que acontece na próxima sexta-feira, no Dia Mundial da Fotografia. O evento é organizado pelo Observatório de Favelas, através do Programa Imagens do Povo, uma iniciativa de documentação e pesquisa do cotidiano das periferias e de formação e inserção de fotógrafos populares no mercado de trabalho.
Com curadoria de Francisco Valdean e Thiago Ripper, a exposição reúne 32 imagens do fotógrafo João Roberto Ripper, que será o homenageado da mostra. Com o tema afeto a apresentação traz um olhar diferenciado, focado nas vivências das periferias e dos demais territórios populares. Francisco Valdean, um dos curadores da exposição e coordenador técnico do Programa Imagens do Povo, conta como foi desenvolver cada fase de construção deste trabalho ao lado do artista e de seu filho, Thiago Ripper, que também assina a curadoria de Afetos.
"Fazer a curadoria da exposição 'Afetos - Favela, Aldeia e Quilombos' é antes de tudo uma felicidade muito grande. Ripper é uma ponte importante de ligação entre as imagens dos povos das periferias urbanas e rurais e faz isso com sua pedagogia do afeto. Thiago Ripper e eu chegamos nestas coleções de imagens que exibiremos na exposição Afetos, em parceria com o próprio Ripper. A curadoria que conta com a generosidade do mestre em todas as etapas, desde a escolha do tema até a linguagem do preto e branco", destaca.
A inauguração começa às 19h, na Galeria 535, localizada na sede do Observatório, na Rua Teixeira Ribeiro, 535, Maré. A exposição ficará aberta para visitação de forma gratuita, de segunda a sexta-feira das 10h às 19h, até o dia 28 de outubro.
Gabriela Anastácia, jornalista e colaboradora do PerifaConnection
quilombo São Raimundo em Alcântara , Maranhão J. R. Ripper / Imagens Humanas
Vazanteiros da comunidade Ilha Pau Preto moram e trabalham às margens do rio São Francisco no entorno do Parque Estadual Verde Grande, município de Matias Cardoso no Norte de Minas Gerais. Ripper/Imagens Humanas
João Rippper Kita Pedroza / Divulgação

Comentários