Jovens de comunidades na linha de frente em favor do meio ambiente

Programa Ambiente Jovem atende a 660 pessoas em 22 áreas de vulnerabilidade social

Iara Nascimento, Isadora Soares e  John Marllon
Iara Nascimento, Isadora Soares e John Marllon -
O acúmulo de lixo e entulho no caminho de casa já não chamavam a atenção do jovem John Marllon, de 17 anos, morador de Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio. A rotina de problemas provocados pelo descarte incorreto de materiais mudou desde abril do ano passado, quando o olhar do rapaz para o meio ambiente começou a mudar.
O que muito colaborou para a mudança de visão e atitude de John é que ele se tornou um dos 660 jovens moradores de 22 áreas de vulnerabilidade social em comunidades do Rio, de 16 a 24 anos, que ingressaram no Ambiente Jovem, maior programa em educação ambiental do país e que abrange 41 cidades fluminenses.
"Além de passar a me preocupar com o lixo, antes do Ambiente Jovem, eu desperdiçava água. Agora, mudei. O dinheiro que ganhei com a bolsa-auxílio também ajudou muito. Com ele, conseguia pagar a minha conta de luz", conta Marllon, que era aluno do núcleo da comunidade da Muzema, na Zona Oeste.

A técnica ambiental Iara Nascimento, de 23 anos, é professora do programa na comunidade da Muzema. Segundo ela, os jovens passaram a olhar para o espaço onde vivem de forma mais sustentável. Durante as aulas, os jovens aprenderam sobre as mudanças climáticas, a sustentabilidade, o ciclo de vida dos produtos, além de terem participado de aulas práticas onde apresentaram um plano de interação com suas comunidades.

"Se cada um fizer a sua parte, ninguém precisa fazer a do outro. Durante as aulas práticas os alunos perceberam que o que eles consideravam lixo pode não ser. Contamos com a ajuda de um oficineiro de ecomoda e utilizamos material reciclável para produzir ecobags", lembra Iara.

Professora dos núcleos das comunidades de Manguinhos e do Jacarezinho, Isadora Soares Ferreira, de 21 MH anos, conta que o lixo jogado no valão que corta a comunidade é um dos principais relatos de problemas que incomodam os jovens do Jacarezinho.
"Conseguimos despertar nos jovens a consciência de que cuidar do meio ambiente tem impacto direto no cotidiano deles. Conseguimos produzir brinquedos para crianças de uma ONG usando material reciclável. Também recuperamos um espaço onde tiramos o lixo e plantamos mudas de flores", relata Isadora.
Alunos formados
Os alunos do Ambiente Jovem participam de aulas teóricas e práticas de diversas atividades sobre a temática do meio ambiente e sustentabilidade, além de receberem a bolsa no valor de R$ 200, vinculada ao mínimo de 75% de presença nas atividades.
Na quinta-feira (12/01), o programa formou 1.200 jovens, que estão aptos a atuar como agentes de transformação ambiental e social nos territórios onde moram. Após a conclusão do curso, os integrantes do Ambiente Jovem receberam orientações sobre o posicionamento no mercado de trabalho e em universidades. 

"Um dos grandes destaques do Ambiente Jovem é o caráter multidisciplinar, unindo qualificação profissional, empreendedorismo e valorização da juventude fluminense. O Ambiente Jovem é o Governo do Estado despertando a consciência nos jovens do Rio de Janeiro e eles serão multiplicadores desse conhecimento. Eles têm a chance de impactar de forma positiva as respectivas comunidades e, com isso, gerar uma onda de ações sustentáveis", afirma o governador Cláudio Castro.
Idealizado pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, o Ambiente Jovem beneficia quem mais precisa de qualificação e incentivo, em comunidades e territórios vulneráveis.

"Estamos muito orgulhosos de termos beneficiado essas comunidades com o Ambiente Jovem. Temos certeza de que esses jovens não são os mesmos de quando entraram. Formamos cidadãos com grande capacidade de fazer mudanças positivas no futuro de suas comunidades e do nosso planeta", avalia o vice-governador e secretário da pasta, Thiago Pampolha.

Comentários