Doe um real, não faz mal!

Campanha "Cidade Maravilhosa para Todos" está recebendo doações a partir de R$1

 Sefras - Ação Social Franciscana
Sefras - Ação Social Franciscana -

Promovida pelo Sefras - Ação Social Franciscana, a campanha "Cidade Maravilhosa para Todos" está recebendo doações a partir de R$ 1 pelo Pix sefrasrj@sefras.org.br ou pelo site do Sefras (sefras.org.br). O foco da campanha é reformar a Casa Franciscana para iniciar atendimentos à população em situação de rua no Centro do Rio. A ideia é realizar mil atendimentos diários, somando as 300 refeições em todos os dias do ano, banho, uso de sanitários, atendimento social e psicológico.

Além da organização humanitária lutar para combater a fome e as violações de direitos, as ações também buscam a inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis. Entre 2020 e 2021, a iniciativa serviu mais de 134 mil refeições. Este ano, a Casa Franciscana funcionará de domingo a domingo.

Vulnerabilidade nas ruas

De acordo com o último censo realizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, em 2020, mais de 7 mil pessoas estão vivendo em situação de rua. Desse total, 1.803 estão em condição de acolhimento institucional, enquanto outras 5.469 pessoas estão nas ruas. Essa população é majoritariamente composta por homens (81%) negros e pardos (79,6%), dentro da faixa etária de 31 a 49 anos.

O Centro é a região com mais pessoas em situação de rua (1.442), sendo seguido pelos seguintes bairros: Copacabana (458), Glória (156), Bangu (135), Madureira (106), Barra da Tijuca (100), Méier (90), Campo Grande (90), Botafogo (81) e Catete (80). Dessas, mais de 700 passaram a ocupá-las após o início da crise sanitária em consequência da Covid-19, principalmente devido à perda de trabalho (34%) e à perda de moradia (19%).

O atual cenário implica no aumento da fome que, de acordo com uma pesquisa realizada pelo PopRua carioca, aponta que 19% não conseguem se alimentar sequer uma vez por dia, 79,6% conseguem realizar apenas uma refeição ao dia e apenas 27,4% conseguem se alimentar com o próprio dinheiro.

"Uma cidade que precisa ser pensada para os vulneráveis ou nunca seremos para todos. Quando nós carecemos do cuidado com os vulneráveis, distanciamos as pessoas e foi essa a herança do Rio para as pessoas que vinham nas naus, entre grilhões e lágrimas, das pessoas que ficaram na margem do centro geográfico e político de nossa cidade. Assim, estamos ocupados com a cidade e pretendemos ajudar a partir de uma atenção a uma ferida que está aberta em nossa sociedade. O nome dela se chama fome e exclusão", disse Frei Marx Rodrigues, da Ordem dos Frades Menores, uma ordem religiosa fundada por São Francisco de Assis.

Sefras - Ação Social Franciscana Fernando Souza
Sefras - Ação Social Franciscana Fernando Souza
Sefras - Ação Social Franciscana Divulgação

Comentários