Amanda Mawe, a Caboocla

Amanda Mawe, grafiteira, artista plástica e ilustradora, podemos encontrar um universo recriado por ela, com referências que perpetuam um legado.

Amanda Mawe, a Caboocla
Amanda Mawe, a Caboocla -

Esta é uma homenagem póstuma à artista gonçalense Amanda Mawe, que morreu sábado, dia 14, em um acidente de quadriciclo, em Niterói. A arte tem o poder de eternizar momentos. Cada vez que temos contato com uma pintura, vemos além das cores e formas que o artista ilustrou. Nas obras de Amanda Mawe, grafiteira, artista plástica e ilustradora, podemos encontrar um universo recriado por ela, com referências que perpetuam um legado.

Caboocla vinha ganhando destaque através das suas criações. Desde a produção de esculturas até ilustrações digitais, mantinha-se sempre atualizada e prezava pela troca direta com pessoas como o grafiteiro Gustavo Gut, que afirma a importância da amiga em sua trajetória. "Desde a primeira vez que tive a oportunidade de trabalhar com ela, fiquei muito feliz porque já havia tido contato com as obras dela. Amanda era uma potência", descreve.

Seus trabalhos mais recentes podem ser encontrados pela cidade de São Gonçalo e foram produzidos no período em que integrou o projeto Cidade Ilustrada.

Está disponível nas redes (@caboocla) um abaixo assinado que solicita a preservação das intervenções que a artista fez nas ruas. Em entrevista com o coletivo Dazuva, do qual fazia parte, Caboocla disse: "Vejo o meu trabalho como uma oportunidade de espalhar nossa cultura em forma de arte e nos lembrar da riqueza da nossa origem indígena e as raízes desse país".

Amanda Mawe, a Caboocla Divulgação
Amanda Mawe, a Caboocla Divulgação

Comentários