Axé, festividade e resistência em Duque de Caxias

Grupo de afoxé Raiz de Verdade promoverá o 2° Presente de Yemanjá de Duque de Caxias

Ojú Egbé Fotografias
Ojú Egbé Fotografias -

No próximo domingo, o grupo de afoxé Raiz de Verdade, com apoio do coletivo Movimenta Caxias, promoverá junto às casas de Candomblé e Umbanda o 2° Presente de Yemanjá de Duque de Caxias, que será no Goméia Galpão Criativo, às 10h. A orixá tem seu dia comemorado em 2 de fevereiro, mas para as tradições de matriz africana todo domingo é dia da rainha.

A festa é, sem dúvidas, um motivo de alegria. Um momento de união pela fé à sagrada mãe. No entanto, a celebração também será marcada pelo simbólico grito de resistência, já normalizado quando se trata da cultura e existência negra e indígena.

"O Afoxé Raiz de Verdade é uma resistência das casas de matriz africana de Duque de Caxias. No dia 6 de fevereiro de 2022 fomos atacados na Praia da Bica (Ilha do Governador) por um 'cidadão de bem'. Mesmo sem ter o retorno de nenhuma autoridade quanto à sua punição, o Afoxé Raiz de Verdade junto às casas de matriz africana de Duque de Caxias se reúnem mais um ano para fazer essa linda oferenda a nossa mãe rainha do mar, Yemojá", afirma o líder do Afoxé, Pai Ogã Tião.

Na ocasião citada, um homem atirou da sacada de sua casa em direção a sacerdotisas, fiéis, crianças e lideranças comunitárias que foram unidos até o local da finalização do ato religioso. Não houve feridos.

O relatório da CPI da intolerância Religiosa da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) indica que, em 2021, dos 37 casos na Baixada Fluminense mais da metade aconteceu em Caxias. Por todos esses casos é que esse 2° presente à Yemanjá se faz tão necessário e festivo. É o que ressalta a Yalorisá Mãe Cláudia.

"Fico muito feliz e realizada em fazer parte dessa história... Tendo em vista todo o ocorrido do último ano, esperamos que o governo e todos os órgãos competentes atuem firmemente trazendo segurança a todos os adeptos da religião. Não vamos nos calar diante de nenhum ataque racista ou intolerante! Nós da religião de matriz africana, representamos a luta dos nossos ancestrais, baseada nisso não quero ser tolerada e sim respeitada. Pelo branco que visto, pelas guias e apetrechos que uso, meu cabelo crespo e a cor da minha pele. O objetivo do presente à Mãe Yemanjá é celebrar a fé, passar nossos valores culturais e sociais. Tenho certeza que teremos um maravilhoso evento com a benção de Yemanjá", conclui Yalorisá Mãe Claudia de Oxum do Asé Omo Ojú Omi.

Ojú Egbé Fotografias Ojú Egbé Fotografias / Divulgação
Ojú Egbé Fotografias Ojú Egbé Fotografias / Divulgação

Comentários