Brilhando no Carnaval

Escolas do Grupo Mirim entrarão na Avenida na terça-feira

Estrelinha da Mocidade
Estrelinha da Mocidade -
Fevereiro chegou e com ele o Carnaval, a festa que mexe com a gema de cada carioca, na expectativa da folia dos blocos, praias cheias e de ver sua escola desfilar na Marquês de Sapucaí, onde residem os deuses do samba. As escolas da Série Ouro desfilam na próxima sexta-feira e no sábado, e o Grupo Especial, domingo e segunda-feira. Já as escolas do Grupo Mirim entrarão na Avenida na terça-feira, em especial a Estrelinha da Mocidade, a décima primeira agremiação a entrar na mais famosa passarela do samba.
A Estrelinha da Mocidade surgiu em 1992, idealizada por Beth Andrade e Vicente de Paula, pensando numa integração social, cultural e educacional dos pequenos moradores da Vila Vintém neste universo. Ela desfila desde 1993 e logo após interrompeu suas atividades por questões alheias à batucada. Como o samba é teimoso — 'agoniza, mas não morre' — o sonho de ver as crias de Padre Miguel mostrando seu talento é retomado em 2002, nas mãos de Célia Vianna, que transforma a escola numa referência quando o assunto é carnaval infantil na Sapucaí. Ao longo de 20 anos, Célia sempre esteve presente no desenvolvimento da Estrelinha. Hoje, a escolinha está órfã de sua maior entusiasta, mas o seu legado sempre será lembrado.
Pensando nesta homenagem merecida, a Estrelinha da Mocidade vem neste ano com o enredo: "Chama toda criançada! Tem 'Estrelinha' nova no céu!", dos compositores Evaldo Jr. e Thiago Acácio (que já foi intérprete mirim), sendo interpretado pelo potente e pequenino Daniel Bragança, de apenas 6 anos de idade.
"Ele é uma graça! Afinadíssimo! O mais jovem intérprete do carnaval mirim é nosso! Um presente!", disse Ricardo Dias, vice-presidente da agremiação. Neste ano, a Estrelinha da Mocidade vai para a Sapucaí com aproximadamente 600 erês. Tudo isso é fruto de um trabalho de inclusão e capacitação dos "Caçulinhas do Samba", através de oficinas que misturam a seriedade e a alegria do samba para as gerações mais novas, com o intuito de atrair cada vez mais os pequenos notáveis.
A escola mirim está de braços abertos para novos integrantes. Crianças e adolescentes de 5 a 17 anos podem participar da Estrelinha da Mocidade, desde que apresentem comprovante de escolaridade, de residência e uma foto 3x4. Fica a dica para os papais e mamães de dentro e de fora da Zona Oeste: quer ver sua cria brilhando na Sapucaí? É só fazer as inscrições na quadra da Mocidade, na Rua Coronel Tamarindo, 36, Padre Miguel. Ensaios toda quarta-feira.
Thiago Mathias, cria de Bangu, produtor cultural, amante da Verde e Branco de Padre Miguel e colaborador do PerifaConnection
Estrelinha da Mocidade Divulgação
Daniel Bragança e Thiago Acácio Divulgação

Comentários