Ronin Régua Máxima

Morador da favela Roseiral, em Belford Roxo, o barbeiro viu na profissão a oportunidade de mudar de vida

Ronin Régua Máxima
Ronin Régua Máxima -
Na rotina de Ronald Nascimento de Oliveira, de 34 anos, as palavras "recomeço" e "oportunidade" possuem um lugar mais que especial em seu vocabulário. Morador da Favela Roseiral, em Belford Roxo, ele contou com ambas para encarar o período de detenção dentro de uma penitenciária. Com elas em mente enquanto estava preso, encontrou a profissão que exerceria quando conquistasse o direito à liberdade: barbeiro.
Detido durante seis anos, Ronald iniciou a carreira de barbeiro cortando o cabelo de outros detentos. Pela dedicação e talento, uma oportunidade de curso foi gerada ainda dentro da cadeia. "Antes eu não tinha uma perspectiva de vida, mas essa profissão mudou tudo. Vejo os jovens do meu bairro se inspirando em minha história de superação, dizendo que também querem ter o seu próprio salão", conta o profissional.
Após conquistar o direito à liberdade em 2019, ele iniciou os cursos profissionalizantes dentro da área. De lá para cá, já fez mais de 50 cursos de barbearia e estética e se tornou o Ronin Régua Máxima, como é conhecido. Além de receber premiações nacionais pelo seu trabalho, como o Prêmio Tesoura de Ouro 2022. A dedicação de sempre estar em movimento também tem nome: Maria Allyce e Manuella Vitória. Suas filhas. "Elas foram o motivo de eu não desistir", aponta.
Hoje, dono da barbearia Espaço Régua do Dia, localizada no Parque Amorim, Ronald Régua Máxima realiza cerca de 40 cortes diários no salão. Pelo talento que tem em mãos, até clientes renomados já o procuraram para dar uma renovada na autoestima, como ele diz. Entre eles, o MC Orochi, Glória Groove, Romani, PL Quest, Kizzy e outros.
Ariel Freitas, jornalista e colaborador do PerifaConnection

Comentários