Periféricos da Gema: podcast da periferia

Projeto tem objetivo de trazer visibilidade para as potências e contribuições produzidas na periferia

Periféricos da Gema
Periféricos da Gema -

Acompanhando os novos formatos de comunicação popular, nasce o podcast Periféricos da Gema, programa com a proposta de movimentar a visão sobre a centralidade e importância da periferia, principalmente da Baixada Fluminense, tendo sua população como protagonista.

O podcast surgiu da articulação do ativista e morador de Duque de Caxias Vitor Lourenço junto às amigas de trabalho e de vida Beatriz Domingos e Daniella Lopes, com objetivo de trazer visibilidade para as potências e contribuições produzidas na periferia através das necessidades, histórias e pontos de vista de quem vive ou viveu nessa parte da Região Metropolitana do Rio.

"Tivemos essa ideia por conta de um problema que a gente sempre enfrenta aqui na Baixada, que é a invisibilidade das coisas que acontecem aqui. A ideia é que o podcast sirva de ferramenta para divulgar as potências desse território, e para potencializar as vozes que saem daqui", conta Vitor.

Sabendo também que enfrentam desafios de outras produções no mercado que tratam do mesmo assunto, Dani Lopes, outra integrante do podcast, comenta:

"O Periféricos da Gema não pretende inventar a roda, mas aposta no diferencial de uma abordagem leve e moderna, construída por uma galera muito jovem, com linguagem e formato democráticos, simples e inclusivos que permitem que o ouvinte conheça a potência da região, compreenda as questões e problemáticas sociais e culturais que a atravessam e passeie pelo cotidiano de quem vive ali", explica e complementa: "É quase uma conversa de botequim, um papo entre amigos chupando um sacolé sentados na calçada, tipicamente periférico que nos traz um sentimento de acolhimento que só a coletividade vivida na periferia pode nos proporcionar".

A iniciativa pretende misturar pautas urgentes e importantes para a sobrevivência de quem vive em território periférico, mas também vai abordar outras temáticas como tecnologia, lazer, gastronomia, música, maternidade, entre outros, com o objetivo de alcançar públicos diversos.

Os episódios são disponibilizados semanalmente no Youtube e Spotify. Para acompanhar os lançamentos basta seguir @perifericosdagema no Instagram.

Comentários