Curso gratuito sobre Quilombos

Projeto é promovido pelo Coletivo de Pesquisas Decoloniais e Libertárias (CPDEL) e ministrado pelo Doutor Wallace de Moraes

Por uma Teoria dos Quilombos
Por uma Teoria dos Quilombos -

Foram prorrogadas até quinta-feira as inscrições para o curso de extensão "Por uma Teoria dos Quilombos", promovido pelo Coletivo de Pesquisas Decoloniais e Libertárias (CPDEL) e ministrado pelo doutor Wallace de Moraes, ambos da UFRJ. Com uma bibliografia formada a partir de intelectuais negras (os) e indígenas, o objetivo é produzir uma teoria dos quilombos que sirva de referencial filosófico/teórico para produções e ações no campo da política.

Com 800 pessoas inscritas até o momento, o curso, que teve a primeira aula no dia 31 de março, ocorre em formato presencial (às sextas-feiras, de 14h a 17h, na sala 106 do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais) e virtual (de forma assíncrona, no canal do YouTube do CPDEL, através do link youtube.com/@cpdelufrj). A extensão contará com diálogos e troca de saberes decoloniais, libertários, africanos e indígenas entre participantes. A extensão almeja resgatar a história dos quilombos no Brasil e seus congêneres pelas Américas.

"As histórias sobre os quilombos são ainda pouco exploradas no Brasil. São poucos os professores nas escolas e universidades que abordam o tema. As leis 10.639/03 e 11.645/08 determinam que sejam realizados estudos e se ensinem as histórias dos negros e indígenas. Essas leis infelizmente ainda são amplamente ignoradas na maioria das escolas e universidades do país. A minha expectativa para o curso é das melhores, sobretudo por resgatar e valorizar as resistências e lutas de negros e indígenas contra a escravidão. Uma filosofia Quilombola é um grande contraponto ao eurocentrismo que predomina nos estudos brasileiros em geral", explica Wallace de Moraes.

A inscrição pode ser realizada em ambos os formatos no formulário (https://forms.gle/4QQkocCSSvi31xGz6). O curso contará com oito aulas e a segunda será no dia 14 de abril. A extensão dá direito a certificado mediante o preenchimento da lista de presença, que será divulgada nas descrições das gravações. O IFCS está localizado no Largo São Francisco de Paula, nº 1, Centro. Para mais informações acesse o site https://cpdel.ifcs.ufrj.br/ e o perfil @cpdel, no Instagram.

Comentários