Baixada ganha incubadora cultural

Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB)
Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) -

Liderada pela Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), chegou à Baixada Fluminense a primeira incubadora cultural voltada para empreendedores musicais na região. A iniciativa pretende selecionar 10 projetos dos municípios de Nova Iguaçu, Japeri, Duque de Caxias, Paracambi e adjacências, que ao longo de sete meses receberão capacitações e mentorias.

De abril a novembro, os escolhidos terão aulas como escrita, técnicas de elaboração de orçamento e informações sobre leis, divididos em três módulos com aulas on-line e presenciais. Os empreendedores culturais, ao término do processo, poderão participar de projetos em leis de incentivo.

"Um dos pilares do Conexões Musicais é a difusão de conhecimento. Assim, a incubadora vai oferecer uma oportunidade a empreendedores sociais e culturais da Baixada que queiram melhorar suas práticas e construir projetos de impacto em seus territórios", resume Ana Flávia Cabral Souza Leite, vice-presidente executiva da Fundação OSB.

O projeto Conexões Musicais já percorreu mais de 30 municípios em seis estados do país e a novidade desta edição é o patrocínio da NTS - Nova Transportadora do Sudeste, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, além de um conjunto de copatrocinadores e apoiadores culturais. As inscrições são gratuitas pelo site www.conexoesmusicais.com.br e seguem até a segunda-feira, dia 24 de abril.

Para o diretor executivo da Fundação OSB, Gregório Tavares, o exercício é um dos grandes diferenciais da iniciativa: "Queremos que os empreendedores vivam e melhorem suas práticas em todas as etapas que a escrita de um projeto engloba. O pitching será a etapa final e essencial para que os realizadores sintam na prática essa vivência fundamental de interlocução com os potenciais parceiros", explica.

Comentários