Criatividade é palco para grande programação em Caxias

Dia Mundial da Criatividade junta arte, empreendedorismo, economia criativa e mais!

Alluan Lucas, líder do WCD de Duque de Caxias e também responsável pelo evento
Alluan Lucas, líder do WCD de Duque de Caxias e também responsável pelo evento -
A arte, o empreendedorismo, a economia criativa e a tecnologia são os pontos principais da programação do Dia Mundial da Criatividade. Movimento organizado pela instituição World Creative Organization, chegou em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, com o objetivo de unir o fazer criativo e a inovação de diversas partes da cidade, ampliando o desenvolvimento sustentável baseado na aprendizagem, diversidade e transformação social. Para que tantas atividades se realizem, a programação que foi até ontem, contou com painéis, palestras, oficinas, atrações artísticas, que aconteceram ao mesmo tempo em pontos de cultura Caxiense, como Goméia Galpão Criativo, Museu Vivo do São Bento e Praça do Pacificador, o evento colaborativo ocorreu em mais 10 municípios do país e em outros 12 países.
No Brasil, Alluan Lucas é o responsável pelo evento em Duque de Caxias, segundo ele a meta foi "representar nossa Baixada Fluminense nessa data global é mais uma oportunidade de posicionar nosso território como potência criativa diante do país e do mundo". Embora seja um acontecimento a nível nacional, os organizadores demarcaram a importância e protagonismo de coletivos, comerciantes locais e atores culturais importantes para Caxias. "Uma conquista coletiva que conta com o apoio de voluntários, anfitriões, inspiradores e parceiros da região", diz Alluan.
Como surgiu o Dia Mundial da Criatividade
Dia 21 de abril é o feriado nacional conhecido pelas lutas do ativista político, Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes. Embora essa seja a data mais conhecida por nós, em 21 de abril de 2017, num encontro especial em Nova York, a ONU decidiu institucionalizar a data sendo o dia mundial da criatividade.
Lucas Foster, empreendedor, através de um programa de aceleração de negócios, no Canadá, e movido pela ideia de que qualquer cidade ou empresa pudesse ter seu próprio Dia Mundial da Criatividade, através de cadastro virtual e distribuição. De volta ao Brasil, em 2018, Lucas produziu a plataforma ProjectHub 2.0, contando com parcerias, num evento de lançamento em 14 cidades brasileiras simultaneamente.
O movimento atua em 128 cidades e 19 países, conectando pessoas e empresas interessadas no diálogo sobre inovação, sustentabilidade e transformação social.
WCD
WCD Divulgação

Comentários