Hedjan e Lu Brasil

Escritores da Baixada Fluminense

Lu Brasil
Lu Brasil -

Para o Dia da Baixada, apresentamos os escritores Hedjan e Lu Brasil, que transformaram sua paixão pelo local em obras que nos permitem uma viagem no tempo, uma boa dose de conhecimento e, claro, orgulho de ser da Baixada Fluminense.

Hedjan, natural de Queimados, começou a dar voz à imaginação no coletivo literário Aleatórios, em Nova Iguaçu. Ali, quando se aproximou da escrita de Jonatan Magella e Thiago Kuerques — fundadores do coletivo —, se viu motivado a escrever histórias. Hedjan está lançando o livro Barretos, Fomens de Livros, um suspense que se passa no Rio de 1907 e tem como protagonistas dois autores negros muito importantes para o Brasil: Lima Barreto e João do Rio. "É importante contar narrativas na Baixada que fogem da criminalidade e o abandono".

Lu Brasil, que é grafiteira, agente cultural e videomaker, conta que cada passo da sua jornada nos estudos foi um salto para o fascínio pela Baixada. Convidada pelo professor Mauro Amoroso para uma pesquisa com moradores da Vila Operária, eles agora lançam o livro Memórias da Vila - Entrevistas com Moradoras e Moradores de Vila Operária, uma viagem no tempo, onde entrevistados contam vivências no território na época da ditadura.

Hedjan
Hedjan Divulgação

Comentários