Cinema gratuito com reflexões e debates na Zona Oeste

Projeto 'Cine Lata Ocupa' inicia sua 5ª temporada

CineOcupa
CineOcupa -

Com o objetivo de promover acesso ao lazer para as periferias, com produções audiovisuais que venham delas o projeto Cine Lata Ocupa, um dos muitos braços do Ponto de Cultura Lata Doida, que atua há mais de 10 anos no bairro de Realengo e adjacências, inicia sua 5ª temporada. A curadoria teve o foco em trabalhos que levantam o debate sobre o direito à cidade, sob o olhar de quem sente na pele diariamente a falta de políticas públicas sobre mobilidade urbana.

"A ideia é trazer produtores audiovisuais periféricos da cidade e debater o direito à cidade, a partir das obras destes cineastas", afirma Vandré Nascimento, um dos idealizadores do projeto.

Após a exibição de cada filme há uma roda de conversa com os envolvidos, onde autores, diretores e produtores falam suas inspirações e vivências, criando uma atmosfera que automaticamente aproxima o público, que compartilha da mesma realidade. A atividade também conta com apresentações musicais, poesia e performances artísticas.

Nesta temporada, o Cine Lata Ocupa está realizando suas ações no Espaço Cultural Viaduto de Realengo, após dois anos ocupando o extinto Parquinho Verde, também em Realengo. O projeto está rolando desde Março e vai até Junho. Neste mês, além do encontro de hoje, terão ainda nos próximos dias 21 e 28 de maio e em junho nos dias 4 e 11, sempre aos domingos, a partir das 18 horas. Cineastas de Sepetiba, Santa Cruz, Realengo, Madureira, Engenho da Rainha já marcaram presença nos eventos.

O desejo do coletivo é que cada vez mais projetos neste formato sejam beneficiados. Já imaginaram o tamanho do impacto social se mais projetos como este pudessem também levar diversão e entretenimento de qualidade para a população das periferias?

CineOcupa
CineOcupa Vandré Nascimento / Bruna MarRa / Divulgação

Comentários