Da celebração da beleza negra à luta contra a desigualdade

Trecho da canção 'Prelúdio' inspira as idealizadoras do projeto Sonho Real Beleza Afro, em Itaboraí

Participantes do projeto, incluindo Rosângela (a segunda da direita para esquerda) com sua neta Ludmylla
Participantes do projeto, incluindo Rosângela (a segunda da direita para esquerda) com sua neta Ludmylla -
"Sonho que se sonha sozinho é apenas um sonho, sonho que se sonha junto torna-se realidade” é o trecho da canção 'Prelúdio', de Raul Seixas, que inspira as idealizadoras do projeto Sonho Real Beleza Afro, em Itaboraí. Juntas, Marcele Gonçalves, Márcia Sena, Karine Gonçalves e Justine da Silva deram início ao projeto social em julho de 2022.

Com a missão de empoderar e exaltar a beleza negra, bem como promover a cultura da negritude através de performances nas passarelas, penteados e demais elementos que carregam ancestralidade, Marcele Gonçalves fala sobre o sentimento de ver o objetivo do projeto alcançando as pessoas.

“É lindo ver os negros libertando seus cabelos, seus cachos, sua beleza natural. O cabelo do negro é sua coroa. Amo ver pessoas que alisavam os cabelos se acharem lindas com seus cabelos naturais e enxergarem sua beleza.”

Reafirmando o sentimento de Marcele, Rosangela Moraes, de 57 anos, conta sua trajetória a partir da iniciativa que teve ao levar a neta para participar.

"O projeto faz jus ao nome, pois tem realizado sonhos. Minha experiência está sendo maravilhosa. Comecei levando minha neta Ludmylla Conceição, de 6 anos e hoje, aos 57 anos, me tornei modelo junto com ela. Isso é maravilhoso! Já participei de alguns desfiles e hoje me sinto linda e acolhida. A beleza negra é linda! O projeto é como uma grande família", afirma Rosângela Moraes.

A iniciativa não apenas realiza desfiles para celebrar a diversidade da beleza negra, mas também se empenha em combater desigualdades ao oferecer cursos e atividades, incluindo aulas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e inglês, reforço escolar, treinamento em passarela, aulas de zumba, bem como cursos profissionalizantes, como tranças afro, maquiagem, design de sobrancelhas, customização, corte e costura, todos disponíveis gratuitamente ou a preços acessíveis. Os interessados nos cursos, devem entrar em contato com Marcele ou Márcia através dos telefones 99768-2509/97113-1717.

Ao projetar o futuro, Marcele conta que o sonho das integrantes é ter a própria sede para seguir com todas as atividades já que atualmente, boa parte das ações, acontecem na própria casa da fundadora. Para conhecer mais sobre o projeto, basta pesquisar Sonho Real Beleza Afro no Facebook e no YouTube, além de @sonhoreal_belezaafro no Instagram.

Flávia Godinho, jornalista e colaboradora do PerifaConnection

Comentários