FAVELA LEVA ARTE PRAS TELONAS

Filmes produzidos pelos alunos do curso serão exibidos na Estação NET Rio dia 30
Filmes produzidos pelos alunos do curso serão exibidos na Estação NET Rio dia 30 -

Durante seis semanas de curso, jovens das comunidades Tavares Bastos, Pereira da Silva, Fallet, Júlio Otoni, Morro Azul e Santo Amaro aprenderam a produzir um curta-metragem utilizando apenas o celular e agora vão exibir as produções ao público no próximo domingo, na Estação NET Rio, em Botafogo. A entrada é gratuita.

Essa foi a primeira turma do curso 'Fazendo Meu Primeiro Filme - Introdução ao Mundo Audiovisual'. O idealizador do projeto, Steve Solot, conta que todos os filmes foram produzidos com celular, para que todos os jovens pudessem criar de forma acessível e prática, e afirma que pretende abrir inscrições para novas turmas até o fim do ano.

João Aleksandro, de 20 anos, um dos alunos do curso e morador da comunidade Tavares Bastos, produziu um filme sobre a vida de uma mulher que trabalha como doméstica e sofre com a violência em casa. "O filme, eu fiz pensando em discutir a realidade de muitas mulheres brasileiras. Também tem um pouco da história da minha mãe nesse filme e por isso eu decidi produzir sobre esse tema."

Já Sarah Cristina, 20, diz que criou um filme de ficção, mas que precisou entender na realidade como as pessoas lidam com o luto e a morte para produzir o curta. "Então tem também um lado da realidade da nossa vida", reflete a aluna que dirigiu o filme 'Além das Ruínas'.

Alunos premiados

Zé Pereira, vencedor da categoria 'Melhor criatividade', produziu e dirigiu o filme 'A comunidade do Morro Azul', que se baseia no conceito da filosofia africana ubuntu do povo Bantu. "Nós precisamos pensar a vida em coletividade, pois assim temos a capacidade de sermos mais felizes e de conquistarmos nossos direitos como pessoas que pensam pelo grupo e não só individualmente". Além do prêmio, o aluno também ganhou uma bolsa de estudos para um curso da ABC Cursos de Cinema.

Marcos Furtado, jornalista e colaborador do PerifaConnection, ganhou o prêmio de 'Melhor Técnica'. O curta-metragem intitulado 'Carteira Assinada' conta sobre a história de um rapaz periférico que está fazendo entrevista de emprego e precisa escrever uma redação defendendo um dos valores da empresa: a meritocracia. Marcos ganhou também uma bolsa de estágio na produtora LC Barreto. Os dois alunos ainda ganharam bolsa integral para um curso de inglês voltado para profissionais do audiovisual.

Comentários