ZÉ DO CAROÇO: Conheça os IBEJI

IBEJI é um projeto artístico criado pelos gêmeos Yan e Yago, de Nilópolis, na Baixada Fluminense
IBEJI é um projeto artístico criado pelos gêmeos Yan e Yago, de Nilópolis, na Baixada Fluminense -
IBEJI é um projeto artístico criado pelos gêmeos Yan e Yago, de Nilópolis, na Baixada Fluminense. Inspirado no conceito Yorubá de “Ibeji”, que significa “gêmeos” e simboliza união e completude, o projeto mistura música, ancestralidade e presença para criar experiências sensoriais nas pistas de dança e além delas.
Desde a infância, a música esteve presente na vida dos dois, influenciados pelos avós: a avó, uma contralto marcante; já o avô, responsável por transformar os domingos em rituais musicais. A paixão pelo som cresceu com as descobertas na adolescência, do pop ao R&B, do funk ao house, e com os estudos sobre teoria musical e cultura Yorubá.
A partir de vivências como pessoas pretas da diáspora e pesquisas culturais, Yan e Yago transformaram o IBEJI em uma ferramenta de conexão, memória e celebração das raízes. Mais do que DJs, são também pesquisadores, comunicadores e artistas multidisciplinares. Seus sets vão além da mixagem: ativam o corpo, a memória coletiva e o espírito.
A virada profissional veio com o convite da produtora Pamella Corrêa para tocar em um evento LGBTQIAP+ preto. A partir dali, passaram a construir o projeto com mais intencionalidade, levando às pistas o que pulsa na história deles e no território da Baixada, alcançando espaços diversos com autenticidade.
Para eles, o IBEJI é um espaço de pertencimento e reinvenção, onde se reconhecem e convidam outros a mergulhar na própria ancestralidade. “Pra gente, o IBEJI não é só projeto artístico. É um espaço de reinvenção, de cuidado e de pertencimento. É onde a gente se vê e se reconhece”, afirmam os gêmeos, que acreditam que a pista é um espaço político, de cura e de reencontro com a comunidade. O som que produzem é um griô contemporâneo, que narra histórias, compartilha saberes e convoca à presença.

Comentários