As favelas de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, não passaram despercebidas pela designer Nayany Bastos, de 27 anos, criadora do projeto editorial “AULAS CRIA! – O Design & Arte na Favela de São Gonçalo”. O trabalho, que foi um dos vencedores do prêmio internacional iF Design Student Award 2025, busca valorizar os trabalhos artísticos da cidade e mostrar como a arte se entrelaça com as histórias vividas dentro da favela.
O 'AULAS CRIA' nasce da própria trajetória de Nayany, uma gonçalense orgulhosa que viveu boa parte da vida na periferia e encontrou na arte uma possibilidade de dar visibilidade às vozes e narrativas presentes nesse território.
“O projeto nasceu de uma inquietação pessoal diante da invisibilidade que artistas e designers periféricos enfrentam, mesmo produzindo trabalhos extremamente potentes e conectados com o território. Durante a faculdade, percebi como o design ainda é muito centralizado e senti a necessidade de propor uma narrativa que partisse da periferia, colocando-a como um lugar de criação — e não apenas de carência”, explica Nayany Bastos.
A revista reúne conteúdo visual e reflexivo, com entrevistas, imagens e textos que abordam não só a estética, mas também as questões sociais e políticas que atravessam essa produção. O projeto homenageia artistas locais como Siri do Muro (@siridomuro), Layla Werneck (@layla.werneck), MEL (@notfakemel), Mathaus Mattos (@mathausmattos) e Larissa Gomes (@laridacriatella).
O título do trabalho também possui um forte significado. Na gíria carioca, “aulas” é sinônimo de excelência — usado para indicar quando alguém faz algo muito bem. Já “cria” designa quem nasceu e foi criado em determinado lugar, com orgulho das próprias raízes e da vivência local. Juntas, segundo a designer, as expressões formam uma afirmação de pertencimento e potência como espaço de produção de arte, design e cultura.
Atualmente morando em Curitiba (PR), Nayany enfatiza a alegria de poder retribuir à sua comunidade um pouco do que ela mesma construiu.
“Perceber que ainda é um grande desafio para artistas e designers das comunidades periféricas me inspirou a, por meio do design, contribuir para dar visibilidade a quem produz nas favelas de São Gonçalo. Poder colaborar com a comunidade onde passei grande parte da minha vida e, de alguma forma, servir de inspiração para outras pessoas, democratizando o acesso a esse conteúdo, é muito significativo para mim”, finaliza.
Por: Lucas Luciano, jornalista e colaborador do PerifaConnection.