Especial Mês do Orgulho LGPTQIA

Tudo começou em fevereiro de 2016, num carnaval em Muriqui. O que parecia ser apenas uma viagem acabou unindo duas mulheres que, desde então, constroem juntas uma trajetória de afeto e luta. Curioso como o destino age, né? Moradoras da Zona Oeste do Rio na época, Elaine, de Paciência, e Isabelly, de Campo Grande, só precisavam dividir uma casa na Costa Verde para que tudo começasse.

Juntas, elas enfrentam diariamente os desafios impostos a casais lésbicos compostos por mulheres negras: desde o preconceito dentro de casa, até as múltiplas violências que tentam silenciar suas existências.

"Desde que a gente se conheceu, passou a ser nós por nós. A gente construiu nossa família, segue lutando e fazendo acontecer", conta Elaine.

E elas fazem mesmo. Em 2018, idealizaram a Hub Diversidade Colorida, um espaço que conecta cultura, inovação e diversidade para gerar impacto positivo em grupos historicamente marginalizados, especialmente mulheres, pessoas negras e LGBTQIA . Por meio de iniciativas como o Samba da Diversidade, Feira Diversidade Colorida, Lab Diversidade Empreendedora e o Festival Zona de Diversidade, o subúrbio carioca vem se tornando, pelas mãos delas, um território de acolhimento e potência criativa.

Neste Mês do Orgulho, essa história nos lembra que o amor LGBTQIA é resistência, é legado e um exemplo a ser seguido.

Conheça o trabalho delas em @diversidadecolorida.

Comentários