O Centro de Arte Solar, espaço independente carioca, celebra 1 ano de existência com novo ciclo formativo gratuito. Com sede em Campo Grande, Zona Oeste do Rio, o coletivo está com inscrições abertas para um novo ciclo de oficinas gratuitas voltadas exclusivamente a jovens periféricos de 18 a 29 anos que tenham cursado o ensino médio em escola pública.
São 80 vagas ao todo, distribuídas entre oficinas de dança, pintura, poesia e desenho. As aulas começam em 5 de julho e acontecem aos sábados, com encerramento previsto para 29 de novembro, na Mostra Solares. Cada pessoa poderá se inscrever em apenas uma oficina.
Fundado por Anna Sol e com direção artística de Guilherme Merguilhe, o Solar completa um ano de atuação com o propósito de criar uma rede de formação artística acessível, segura e acolhedora, fortalecendo a expressão de jovens das periferias urbanas.
Galeria de Fotos
“Nosso compromisso é com a democratização do acesso à arte e à cultura. Acreditamos que jovens favelados têm o direito de ocupar espaços de criação, visibilidade e afeto”, afirma Anna.
As oficinas são 100% gratuitas. Por ainda não contar com financiamento público ou privado, não há ajuda de custo para transporte ou alimentação, mas essa é uma meta da equipe. O lanche é colaborativo e o horário de almoço é respeitado como pausa importante no processo formativo.
O processo seletivo vai de 4 a 18 de junho, com entrevistas entre os dias 19 e 28. Podem se inscrever jovens periféricos que atendam aos critérios obrigatórios: ter entre 18 e 29 anos, morar em territórios periféricos e ter estudado em escola pública. Pessoas LGBTQIAPN+, indígenas e quilombolas terão prioridade.
As inscrições são feitas por meio de formulário disponível no Instagram: @centrodeartesolar.